A contribuição do Design na construção de discursos antifeministas em perfis no Instagram
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-0071.2024.v13.44793Palavras-chave:
Design, Feminismo, Antifeminismo, Instagram, DiscursoResumo
Este estudo investiga o discurso de ódio contra mulheres feministas nas redes sociais, com foco no Instagram ao analisar duas postagens de dois perfis antifeministas, sendo eles: Ana Caroline Campagnolo e Sara Winter. Utilizando a semiótica de Peirce, a pesquisa demonstra que as escolhas estéticas e gráfico-visuais, mesmo que não intencionais, configuram-se como formas significativas de propagação ideológica. Refutando a hipótese de um design neutro, o estudo mostra que a eficácia na utilização de elementos visuais contribui significativamente para o êxito ou falha na disseminação dessas ideologias. A metodologia é composta por pesquisa bibliográfica e técnica netnográfica aplicadas aos estudos de casos. Os perfis selecionados atenderam aos critérios de relevância, engajamento e frequência de postagens. Destaca-se a dinâmica do Instagram, que permite constante atualização e interação dos perfis analisados, evidenciando a complexidade e a efetividade do discurso de ódio no ambiente virtual.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Paloma Souza Martins, Telma Valente

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.