A contribuição do Design na construção de discursos antifeministas em perfis no Instagram

Autores

  • Paloma Souza Martins Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil
  • Telma Valente Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-0071.2024.v13.44793

Palavras-chave:

Design, Feminismo, Antifeminismo, Instagram, Discurso

Resumo

Este estudo investiga o discurso de ódio contra mulheres feministas nas redes sociais, com foco no Instagram ao analisar duas postagens de dois perfis antifeministas, sendo eles: Ana Caroline Campagnolo e Sara Winter. Utilizando a semiótica de Peirce, a pesquisa demonstra que as escolhas estéticas e gráfico-visuais, mesmo que não intencionais, configuram-se como formas significativas de propagação ideológica. Refutando a hipótese de um design neutro, o estudo mostra que a eficácia na utilização de elementos visuais contribui significativamente para o êxito ou falha na disseminação dessas ideologias. A metodologia é composta por pesquisa bibliográfica e técnica netnográfica aplicadas aos estudos de casos. Os perfis selecionados atenderam aos critérios de relevância, engajamento e frequência de postagens. Destaca-se a dinâmica do Instagram, que permite constante atualização e interação dos perfis analisados, evidenciando a complexidade e a efetividade do discurso de ódio no ambiente virtual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Telma Valente, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil

Doutora; Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Downloads

Publicado

2024-10-20

Como Citar

Souza Martins, P., & Valente, T. (2024). A contribuição do Design na construção de discursos antifeministas em perfis no Instagram. Tríades Em Revista: Transversalidades, Design E Linguagens, 13, 1–14, e44793. https://doi.org/10.34019/1984-0071.2024.v13.44793