Elementos de semiótica na análise gráfica de identidades visuais
a marca da Piraquê desenvolvida por Lygia Pape
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-0071.2024.v13.44781Palavras-chave:
Design gráfico. Arte. Semiótica. Piraquê. Lygia Pape.Resumo
Por volta dos anos 1970, Lygia Pape desenvolveu uma revitalização da identidade visual da Piraquê, que incluiu uma nova marca. A estrutura da representação tem despertado a curiosidade do público, uma vez que o seu sentido, à parte do logotipo, não se mostra com clareza. Com o objetivo de compreender a criação, este estudo exploratório empreendeu uma análise gráfica do desenho, com o auxílio de elementos de semiótica. Para isso, realizou-se uma consideração do percurso da artista no âmbito do Design e de conceitos da disciplina necessários para a avaliação. A análise enfatizou o caráter racionalista do signo, prováveis referências utilizadas por ela em sua concepção e uma possível explicação para o seu sentido oculto. A consideração faz parte de um estudo maior que procura ampliar a visibilidade de Pape como designer gráfica e a compreensão da obra da artista em sua totalidade.
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