Suspensão
o registro de espaços e coisas
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-0071.2024.v13.44769Palavras-chave:
fotografia, design, tecnologia, processos de criaçãoResumo
Este ensaio propõe a compreensão do design visual como uma disciplina expandida, que dialoga com outros campos do conhecimento para dar espaço a diferentes processos de criação, por meio da abordagem interdisciplinar. A partir dessa premissa, apresenta um recorte e os desdobramentos poéticos iniciais de uma investigação teórico-prática ainda em desenvolvimento no programa de Pós-Graduação em Design da Escola de Belas Artes, da UFRJ. Com base em uma metodologia exploratória, a pesquisa investiga o potencial imagético da fotografia na criação de universos que estimulam a coragem para tentar modos outros de existência, conforme defendido por Michel Foucault. A partir de hibridizações entre produção analógica — fotogramas produzidos em ampliador — e manipulação digital, busca explorar como a combinação de diferentes registros fotográficos, com seus mais diversos significados, podem dar origem a esses registros utópicos. Se pretende, por meio da fotografia, propor um modo outro de viver. Aprofundar a discussão e contribuir para a ampliação das correlações entre os campos da fotografia, design, arte e tecnologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vanessa Koiky, Jofre Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.