Suspensão

o registro de espaços e coisas

Autores

  • Vanessa Koiky UFRJ, Escola de Belas Artes, Programa de Pós-graduação em Design Rio de Janeiro, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9137-7505
  • Jofre Silva UFRJ, Escola de Belas Artes, Programa de Pós-graduação em Design Rio de Janeiro, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-0071.2024.v13.44769

Palavras-chave:

fotografia, design, tecnologia, processos de criação

Resumo

Este ensaio propõe a compreensão do design visual como uma disciplina expandida, que dialoga com outros campos do conhecimento para dar espaço a diferentes processos de criação, por meio da abordagem interdisciplinar. A partir dessa premissa, apresenta um recorte e os desdobramentos poéticos iniciais de uma investigação teórico-prática ainda em desenvolvimento no programa de Pós-Graduação em Design da Escola de Belas Artes, da UFRJ. Com base em uma metodologia exploratória, a pesquisa investiga o potencial imagético da fotografia na criação de universos que estimulam a coragem para tentar modos outros de existência, conforme defendido por Michel Foucault.  A partir de hibridizações entre produção analógica — fotogramas produzidos em ampliador — e manipulação digital, busca explorar como a combinação de diferentes registros fotográficos, com seus mais diversos significados, podem dar origem a esses registros utópicos. Se pretende, por meio da fotografia, propor um modo outro de viver. Aprofundar a discussão e contribuir para a ampliação das correlações entre os campos da fotografia, design, arte e tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-04-20

Como Citar

Koiky, V., & Silva, J. (2024). Suspensão: o registro de espaços e coisas. Tríades Em Revista: Transversalidades, Design E Linguagens, 13, 1–17, e44769. https://doi.org/10.34019/1984-0071.2024.v13.44769