Da hipermediação aos elementos transmídia como forma de composição narrativa em dança
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-0071.2023.v12.44583Palavras-chave:
Hipermediação, Transmídia, Imediação, Remediação, Grupo Cena 11Resumo
O espetáculo “PFdFSRI” do grupo de dança catarinense Cena 11, destaca-se pela interação co-criativa que ocorre através do uso de elementos cênicos e tecnológicos, integrados de forma a destacar diferentes reações e tipos de comportamentos. Nesse espetáculo, a hipermídia, quando a mídia se torna opaca, é provocada em três momentos cruciais: no começo, meio e fim. A narrativa se estende a um conjunto de elementos transmidiáticos que podem ser percebidos desde o pré-espetáculo até o momento do pós-espetáculo a partir do livreto, o programa de reconhecimento facial e suas relações interdependentes que sucedem em cadeia com uma forma diferente de compor uma narrativa de dança e todos os outros elementos que alimentam o discurso do espetáculo. Neste artigo, o método de Close Reading é utilizado para analisar e discutir a composição narrativa emergente que é percebida através das "Frestas", ou seja, os detalhes que se desdobram ao longo do espetáculo, apoiando-se a partir da pergunta de pesquisa: Como a extensão da estética do palco ao público pode causar mudanças no comportamento do espectador, agregar significado à cena e construir novas narrativas? Os resultados sugerem que a oscilação entre imediação e a hipermediação cria uma estética de colagem da qual suporta o envolvimento total do espectador.
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