Aplicação semiótica a projetos de produto

estudo de caso do polo moveleiro ubaense

Autores

  • Anna Clara Araújo Nascimento
  • Taís Alves

Resumo

O artigo propõe um estudo sobre a relação entre a teoria semiótica e sua aplicação no processo de criação de projetos de produtos, desde o conceito até a sua divulgação pelas empresas do município de Ubá, Zona da Mata mineira. Foram realizadas pesquisas de campo, entrevistas com designers e análises de materiais de divulgação. A ideia foi também propor aspectos teóricos da semiótica aplicada ao design que possam fundamentar a elaboração dos projetos concernentes à produção moveleira de Ubá, sempre confrontando a teoria com o que acontece na prática, a fim de estimular discussões acerca dos possíveis benefícios de sua aplicação, seja por questões simbólicas ou pelo valor que é agregado. Portanto, deseja-se ressaltar a importância do estudo da semiótica para o design, que, segundo os dados obtidos na pesquisa, apesar de existirem alguns incentivos para a busca da diferenciação semântica dos produtos da região, há a falta de interesse em investimentos voltados à utilização do design como um diferencial competitivo, pois o polo ainda não reconhece todo o seu potencial estratégico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-11

Como Citar

Nascimento, A. C. A. ., & Alves, T. . (2019). Aplicação semiótica a projetos de produto: estudo de caso do polo moveleiro ubaense. Tríades Em Revista: Transversalidades, Design E Linguagens, 8(3), 16–28. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/triades/article/view/42817