Marcas e consumo

o papel do design em promover relações e ações sustentáveis para o futuro

Autores/as

  • Adilson Gonzales de Oliveira Junior
  • Anne Cristine Ferraz de Oliveira
  • Cassia Leticia Carrara Domiciano

Palabras clave:

Design sustentável, Consumo, Responsabilidade ambiental, Marcas

Resumen

O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre o modelo de produção industrial das últimas décadas, onde impera o descarte cada vez mais rápido dos bens e o consumo desenfreado, bem como ao papel desempenhado pelo design em diferentes aspectos do projeto de produtos e suas marcas. Busca-se apontar alguns caminhos possíveis para que o design colabore com a concepção de produtos sustentáveis ecológica e socialmente. O percurso metodológico consistiu em um levantamento bibliográfico a respeito de design e desenvolvimento sustentáveis, discutindo os conceitos de styling, obsolescência programada e greenwashing, bem como o surgimento de marcas mais engajadas com causas ambientais e sociais, e de consumidores com voz ativa nos meios de comunicação existentes. Concluiu-se que está havendo uma mudança de posicionamento das marcas frente ao atual consumidor, que hoje tem amplo acesso à informação e busca cada vez mais marcas com valores similares aos seus. O design também pode contribuir para a sustentabilidade dos meios de produção, propondo soluções inovadoras, reutilização e criação de novos materiais para reduzir impactos sociais e ambientais gerados pela indústria e ainda assim movimentar a economia.

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Publicado

2019-06-25

Cómo citar

Oliveira Junior, A. G. de ., Oliveira, A. C. F. de ., & Domiciano, C. L. C. (2019). Marcas e consumo: o papel do design em promover relações e ações sustentáveis para o futuro. Tríades Em Revista: Transversalidades, Design E Linguagens, 8(1), 63–78. Recuperado a partir de https://periodicos.ufjf.br/index.php/triades/article/view/42787

Número

Sección

Artigos