Marcas e consumo
o papel do design em promover relações e ações sustentáveis para o futuro
Palavras-chave:
Design sustentável, Consumo, Responsabilidade ambiental, MarcasResumo
O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre o modelo de produção industrial das últimas décadas, onde impera o descarte cada vez mais rápido dos bens e o consumo desenfreado, bem como ao papel desempenhado pelo design em diferentes aspectos do projeto de produtos e suas marcas. Busca-se apontar alguns caminhos possíveis para que o design colabore com a concepção de produtos sustentáveis ecológica e socialmente. O percurso metodológico consistiu em um levantamento bibliográfico a respeito de design e desenvolvimento sustentáveis, discutindo os conceitos de styling, obsolescência programada e greenwashing, bem como o surgimento de marcas mais engajadas com causas ambientais e sociais, e de consumidores com voz ativa nos meios de comunicação existentes. Concluiu-se que está havendo uma mudança de posicionamento das marcas frente ao atual consumidor, que hoje tem amplo acesso à informação e busca cada vez mais marcas com valores similares aos seus. O design também pode contribuir para a sustentabilidade dos meios de produção, propondo soluções inovadoras, reutilização e criação de novos materiais para reduzir impactos sociais e ambientais gerados pela indústria e ainda assim movimentar a economia.