O poder da transformação no comercial de maquiagem

uma análise segundo o percurso gerativo de sentido

Autores

  • Claudia Crepaldi
  • Lauren Jamille Piana de Lima
  • Murilo Scoz

Palavras-chave:

Publicidade, Branding, Semiótica Greimasiana, Audiovisual

Resumo

Com base na Semiótica Greimasiana e no modelo do percurso gerativo de sentido, este artigo apresenta uma análise de um texto sincrético publicitário, mostrando a articulação dos elementos narrativos com os aspectos plásticos de um audiovisual. Como corpus, selecionou-se o filme “Shiseido: High School Girl?” da marca de cosméticos Shiseido, cuja veiculação se deu na internet, no ano de 2015. Com o objetivo de explorar a construção do sentido no texto em questão, e partindo da ideia de solidariedade entre os planos da expressão e do conteúdo, a análise considerou o encadeamento dos três níveis do plano de conteúdo, estabelecendo relações entre as categorias semio-narrativas, os temas abordados e os investimentos figurativos concretizados no nível discursivo, bem como os aspectos plásticos da linguagem audiovisual. Através da análise, evidenciou-se que o texto publicitário tematizou a discussão, ainda incomum na publicidade televisiva, da identidade de gênero dos usuários de seus produtos, aproveitando-se da lógica de viralização e compartilhamento de conteúdos, própria das redes sociais. Desta forma, questionaram-se os papéis narrativos ligados à oposição entre masculino e feminino, o que levou à construção de um posicionamento de marca alinhado ao debate sobre limites menos rígidos entre tais papéis, e orientado à questão da responsabilidade social do sujeito-anunciante.

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Publicado

2017-07-12

Como Citar

Crepaldi, C. ., Lima, L. J. P. de ., & Scoz, M. . (2017). O poder da transformação no comercial de maquiagem: uma análise segundo o percurso gerativo de sentido. Tríades Em Revista: Transversalidades, Design E Linguagens, 6(1). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/triades/article/view/42735

Edição

Seção

Artigos