A cor no produto

um experimento metodológico

Autores

  • Fernando de Oliveira Linhares
  • Adizza Carvalho Ganem

Palavras-chave:

Cor, Produto, Metodologia, Percepção

Resumo

A cor é um atributo importante para o desenvolvimento de um bom design. Ela é capaz de desempenhar grande influência tanto na usabilidade de um produto quanto na emissão de mensagens e significados ao usuário, pois consegue exercer o papel de provocadora nas reações e emoções humanas. Mediante estudo teórico, observação e prática na mistura e confecção de paletas de cores foi desenvolvido esse experimento metodológico com o intuito de auxiliar a aplicação de cor em projetos de produtos de forma coerente resultando em composições harmônicas.
O método é constituído de etapas que consistem desde a escolha de uma imagem de referência de boa qualidade e harmônica em sua composição de cores, de onde serão percebidos e extraídos os principais matizes, até a organização dessas cores na composição de cartelas que serão testadas em um produto na fase projetual. Este experimento procura elevar a aplicação da cor de forma mais consciente, ampliar e estimular a compreensão da percepção visual possibilitando, com isso, treinar um novo olhar, com o distanciamento do todo para uma melhor percepção das partes, mostrar o quanto é possível alterar a percepção de um produto em detrimento do uso de cores e enfatizar a importância de se ter uma paleta de cores para estudo e aplicação em projeto de produto de forma coerente.

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Publicado

2017-05-03

Como Citar

Linhares, F. de O. ., & Ganem, A. C. . (2017). A cor no produto: um experimento metodológico. Tríades Em Revista: Transversalidades, Design E Linguagens, 5, 1–14. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/triades/article/view/42728

Edição

Seção

Artigos