Os signos imagéticos no cinema

de Lumière ao digital

Autores

  • Vera Nojima
  • Vera Bungarten

Palavras-chave:

Semiose da imagem fílmica, Design de produção, Tecnologia digital

Resumo

Lançar um olhar sobre o universo das imagens fílmicas, com o intuito de estabelecer uma semiose dos signos imagéticos cinematográficos foi a proposta do projeto de pesquisa do Mestrado, cujo foco principal é discutido neste artigo. O filme faz uma representação do mundo real através de signos imagéticos complexos, que carregam significados indiciais, icônicos e simbólicos. É uma simulação do mundo real, que envolve o espectador através da emoção e da identificação produzidas pelo componente simbólico das imagens. Partindo do ponto de vista do Design, mostra-se como a incorporação das tecnologias digitais traz novos elementos para construção dos significados, determinando uma qualidade diferente na imagem cinematográfica.

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Publicado

2016-06-22

Como Citar

Nojima, V. ., & Bungarten, V. . (2016). Os signos imagéticos no cinema: de Lumière ao digital. Tríades Em Revista: Transversalidades, Design E Linguagens, 2, 1–16. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/triades/article/view/42694

Edição

Seção

Artigos