O paradoxo de fronteira e a fronteiridade da religião

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-6151.2025.v22.48716

Palavras-chave:

fronteira, paradoxo, religião, identidade, interculturalidade

Resumo

Este estudo se propõe a estudar o conceito paradoxal de fronteira e as possibilidades relacionadas ao contexto da experiência religiosa. Partindo da concepção de fronteira como um limiar onde diferentes mundos se tocam e se contaminam, argumentamos que toda realidade, especialmente a religiosa, constitui-se como formação mosaical. A dificuldade em reconhecer esta condição decorre de um regime perceptivo predominantemente centralizador, que subordina as margens a um centro imaginário seguro e estável, ocultando a natureza intersticial das relações. Esse regime não apenas distorce a compreensão dos fenômenos, como fundamenta exclusões e violências. Contrapondo-se a este modelo, propomos o conceito de "fronteiridade" como uma postura epistêmica que reconhece o caráter intersticial de toda experiência, inclusive, a religiosa. Dessa forma, o desafio para a compreensão não é encontrar e preservar a pureza, ou a centralidade, mas desenvolver a capacidade de perceber e habitar conscientemente as fronteiras – reconhecendo que as identidades não são limitadas por razões substanciais, mas configuram-se por processos; não são limitadas às essências, mas caracterizam—se acontecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Sales de Lima, Unicesumar; UniCV

Doutor em Teologia (EST), Doutorando em Ciências da Religião (FUV), Mestre em Teologia (EST), Especialista em Diálogo Inter-religioso, Especialista em Ontologia e Epistemologia, Bacharel em Teologia, licenciado em Ciências da Religião, Licenciado em Filosofia, Licenciado em Sociologia. Professor na Unicesumar; UniCV; Líder do grupo de pesquisa Luter (FTSA); Líder do grupo do grupo de Estudos Interdisciplinares em Teologia, Religião e Religiosidades; Líder do Grupo de Pesquisas em Iniciação Científica na área de Humanidades/UniCV.

Referências

ÁGUAS, Carla Ladeira Pimentel. A tripla face da fronteira: reflexões sobre o dinamismo das relações fronteiriças a partir de três modelos de análise. In: Forum Sociológico, vol. 2, Num. 23, 2013.

ANZALDÚA, Gloria. Borderlands/La Frontera: The New Mestiza. San Francisco: Aunt Lute Books, 1987.

BARROS, Francisco de Assis Nogueira. Eutífron de Platão: Estudo e Tradução. Dissertação de Mestrado em Letras Clássicas. USP. São Paulo: USP, 2014.

ARANTES, Paulo Eduardo. O novo tempo do mundo e outros estudos sobre a era da emergência. São Paulo: Boitempo, 2014.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BENJAMIN, Walter. A origem do drama barroco alemão. São Paulo: Brasiliense, 1984.

BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. Obras escolhidas Vol. II. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 1995.

MATOS, Carlos de Meira. Geopolítica e modernidade: a geopolítica brasileira. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Editora, 2002.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, E. (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006.

SCHMITT, Carl. O nomos da Terra no direito das gentes do jus publicum europaeum. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.

SOUSA RIBEIRO, António. A tradução como metáfora da contemporaneidade. Pós-colonialismo, fronteiras e identidades. In: Eurozine, mai. 2005.

Downloads

Publicado

2025-09-06

Como Citar

SALES DE LIMA, E. O paradoxo de fronteira e a fronteiridade da religião. Sacrilegens , [S. l.], v. 22, n. 1, p. 100–121, 2025. DOI: 10.34019/2237-6151.2025.v22.48716. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/sacrilegens/article/view/48716. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Pluralidade Religiosa e Experiências Intersticiais: Novos Caminhos para o