Psicologia e Religião
um diálogo entre ciência e transcendência
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-6151.2023.v20.42487Palavras-chave:
Laicidade. Psicoterapia. Ética. Psicologia analítica. Fenômeno religioso.Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar o posicionamento do sistema conselhos de psicologia em relação à laicidade e prática religiosa do povo brasileiro, elencando a postura do profissional da psicologia em assuntos concernentes a religiosidade do paciente. Desse modo, será apontado com base no código de ética da psicologia, como essas questões devem ser tratadas no exercício da psicoterapia. Para compreendermos o fenômeno religioso em uma perspectiva científica, e como esse fenômeno se apresenta na concepção de cada indivíduo, tomaremos por base epistemológica a psicologia analítica de Carl Gustav Jung (1875-1961), tal abordagem busca compreender o indivíduo em sua totalidade, pois além das questões biológicas, psíquicas e sociais, aponta para a relevância das concepções religiosas ou espirituais no ser humano. Apesar de apresentarmos um olhar a partir da psicologia analítica, outras vertentes da psicologia também oferecem conteúdos relevantes para compreender a concepção religiosa do indivíduo. Assim, ao amparar-se em uma base epistemológica que sustente sua postura, a função do psicólogo é compreender o sujeito em sua totalidade, nisto inclui a religiosidade e o que ela representa para o indivíduo que busca por ajuda.
Downloads
Referências
AMATUZZI, M. M. Psicologia do Desenvolvimento Religioso: a religiosidade nas fases da vida. São Paulo; Ideias e Letras, 2015.
DORST, B. Introdução. In: JUNG, C.G. Espiritualidade e transcendência [seleção e edição de Brigitte Dorst] Tradução Nélio Schneider. Petrópolis: Vozes, 2015.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Posicionamento do Sistema Conselhos de Psicologia para a questão da Psicologia, Religião e Espiritualidade. Notas Técnicas, 2013.
HILLMAN, J. Uma busca interior em psicologia da religião. Tradução Aracéli Martins Elman. São Paulo: Paulus, 1985.
HOCK, K. Introdução à Ciência da Religião. Tradução Monika Ottermann. São Paulo: Loyola, 2010.
JAMES, W. As variedades da experiência religiosa: um estudo sobre a natureza humana. Tradução: Otavio Mendes Cajado. 10. ed. São Paulo: Cultrix, 1995.
JUNG, C.G. Interpretação Psicológica do Dogma da Trindade: (vol. 11/2). Tradução de Pe. Dom Mateus Ramalho Rocha. Revisão técnica de Dora Ferreira da Silva. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1971/1994.
JUNG, C.G. Escritos diversos. Tradução Mateus Ramalho Rocha e Lúcia Orth. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
JUNG, C.G. Memórias, sonhos e reflexões. Aniela Jaffé (Org. e Ed.). Tradução de Dora Ferreira da Silva. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1961/2006.
JUNG, C.G. Chegando ao inconsciente, in: JUNG, C.G. [et al.]. O homem e seus símbolos. Tradução Maria Lúcia Pinto. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1964/2008.
JUNG, C.G. Psicologia e Religião: (vol. 11/1). Tradução de Pe. Dom Mateus Ramalho Rocha. Revisão técnica de Dora Ferreira da Silva. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 1971/2012.
JUNG, C.G. Psicologia e Religião Oriental: (vol. 11/5). Tradução de Pe. Dom Mateus Ramalho Rocha. Revisão técnica de Dora Ferreira da Silva. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 1971/2013.
MACHON, Henryk. O Cristianismo em C. G. Jung: fundamentos filosóficos, premissas psicológicas e consequências para a prática terapêutica. Tradução: Markus A. Hediger. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
MASLOW, A. H. Introdução à psicologia do ser. Tradução: Álvaro Cabral. 2ª ed. Rio de Janeiro: Eldorado Tijuca, s/d.
SILVEIRA, N. Jung: vida e obra. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
VALLE, E. A psicologia da religião, in: USARSKI, F. (org.). O espectro disciplinar da Ciência da Religião. São Paulo: Paulinas, 2007.
VIANA, Henrique Lobato. Religiosidade e Laicidade: o que nós, psicólogos, temos a ver com isso? Rio de Janeiro: Jornal do CRP-RJ n°37, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Edilza Rodrigues Campelo da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Sacrilegens é um periódico de acesso aberto, licenciada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International