Catolicismo e Natureza

a emergência do cuidado com a casa comum

  • Ana Lucia Araújo Portes UFJF
Palavras-chave: Catolicismo, Natureza, Meio Ambiente, Sustentabilidade, Laudato Si.

Resumo

Catolicismo e Natureza: a emergência do cuidado com a casa comum

As questões ecológicas e de cuidado com a natureza tem sido foco de discussões por diversos setores na atualidade. A Laudato Si, encíclica promulgada pelo Papa Francisco em 2015, apresenta um caráter amplo e emergencial, dirige-se a todos e todas que se sentem comprometidos e co-responsáveis pelo cuidado com a criação, tendo como objetivo especialmente “entrar em diálogo com todos acerca da nossa casa comum” (LS 3) Logo, o presente estudo tem como intuito abordar as questões levantadas na atualidade acerca do cuidado com a natureza sob a perspectiva do Catolicismo, enfatizando porque é tão emergencial a discussão desta temática neste momento histórico.

Palavras-Chave: Catolicismo, Natureza, Meio Ambiente, Sustentabilidade, Laudato Si.

Referências

BOFF, Leonardo. A encíclica do Papa Francisco, por Boff: “Esperança e confiança no ser humano”, Estadão, 22 de junho de 2015.
__________Direitos do coração: como reverdecer o deserto. São Paulo: Paulus, 2015.
__________ Ecologia- Grito da terra, grito dos pobres. 3a ed São Paulo: Ática, 1995.
__________.O cuidado necessário: Na vida, na saúde, na educação, na ecologia, na ética e na espiritualidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
__________Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. 20 a ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
Carta da Terra, Rio de Janeiro, 1992.
FRANCISCO, Papa. LaudatoSi` - Louvado sejas – sobre o cuidado da casa comum- Documentos do Magistério. Paulus: São Paulo, 2015.
MOLTMANN, Jürgen. Deus na Criação: Doutrina Ecológica da Criação. Petrópolis: Vozes, 1993.
MURAD, Afonso; TAVARES, Sinivaldo Silva (orgs.). Cuidar da casa comum: chaves de leituras teológicas e pastorais da Laudato Si. São Paulo: Paulinas, 2016.
Publicado
2020-12-31
Como Citar
ARAÚJO PORTES, A. L. Catolicismo e Natureza: a emergência do cuidado com a casa comum. Sacrilegens , v. 17, n. 2, p. 8-18, 31 dez. 2020.