Entre Orixás e Olimpianos: intervenção escolar a partir de jogos de tabuleiro como espaço de diversidade e autonomia
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-6151.2019.v16.28844Palavras-chave:
Psicopedagogia, Ensino de filosofia, África, Intolerância religiosa, BullyingResumo
O presente artigo é resultado de uma intervenção psicopedagógica com alunos em uma escola privada de nível médio e técnico, objetivando a reflexão da autenticidade da religiosidade africana, através de atividade pedagógica lúdica. Assim, os alunos foram convidados a fazer relações entre os deuses olimpianos e os Orixás de modo lúdico, por meio da confecção de jogos de tabuleiro, RPG (Role-Playing game) entre outros. A única regra desses jogos era que fossem incluídos os deuses gregos e africanos, portanto, os alunos fora divididos em grupos e se viram desafiados a pesquisar os orixás, agora oponentes dos deuses gregos que eles tanto conhecem. Os alunos tornaram-se autores de seu próprio processo de desconstrução do preconceito (“demonização”) para com a religiosidade africana, através dos seus próprios artefatos nas aulas de filosofia.
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