Sob a sombra da samaumeira, uma roda de neopagãos: o neotribalismo na relação entre religião e espaço público a partir do Encontro Social Pagão em Belém, Pará
Palavras-chave:
neotribalismo, espaço público, neopaganismo, sociabilidade, Novos Movimentos ReligiososResumo
O artigo investiga os elementos que se evidenciam através da relação entre as expressões religiosas do Neopaganismo e o espaço público da capital paraense, refletindo sobre os processos de sociabilidade registrados entre os neopagãos na cidade. O fio condutor é a análise etnográfica de três edições do Encontro Social Pagão em Belém, Pará. Realizado mensalmente em um parque da cidade, o evento é responsável por agregar diversos adeptos das religiões neopagãs. Fica evidente a atuação do Encontro Social Pagão enquanto importante agente responsável pela formação de uma comunidade neopagã na cidade, agindo como um catalisador para práticas de sociabilidade entre adeptos. É nesse contexto que se evidencia a natureza afetiva e subjetiva desse agrupamento, pois os sujeitos ali presentes reúnem-se em torno de um sentimento partilhado, o de ser pagão.
Downloads
Referências
BECKER, Howard. Outsiders: estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
BEZERRA, Karina Oliveira. A Wicca no Brasil: adesão e permanência dos adeptos na região metropolitana do Recife. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião). UNICAP, Recife, 2012.
CLIFTON, Chas. Her Hidden Children: The Rise of Wicca and Paganism in America. USA: AltaMira Press, 2006.
CORDOVIL, Daniela; CASTRO, Dannyel Teles de. Urbe, tribos e deuses: Neopaganismo e o espaço público em Belém, Pará. Plura, Revista de Estudos de Religião, v. 6, p. 116-139, 2015.
DAVIDSEN, Markus Altena. The Spiritual Tolkien Milieu: a study of fiction-based religion. PhD dissertation in Religious Studies. Universiteit Leiden, Leiden
(Netherlands), 2014.
ELIAS, Norbert; SCOTSON, John. Os Estabelecidos e os Outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.
GIDDENS, Anthony. As conseqüências da modernidade. São Paulo: Ed. Unesp, 1991. HALL, Stuart. A Identidade cultural na pós-modernidade. São Paulo: DP&A, 2006.
HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Edições Loyola, 2001.
LAWUE, Paul-Henry Chombart de. A organização social no meio urbano. In: VELHO, Otávio Guilherme (org.). O fenômeno urbano. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973.
MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
MORAES, Lucas Moraes de. “Hordas do Metal Negro”: guerra e aliança na cena black metal paulista. Dissertação (Mestrado em Antropologia). USP, São Paulo, 2014.
OLIVEIRA, Rosalira. Religiões da terra e ética ecológica. Horizonte, v.8, n.17, p.26-44, 2010.
OLIVEIRA, Rosalira de. Religiões da terra e ética ecológica. Horizonte, v.8, n.17, p.26-44, 2010.
SAUNDERS, Robert. Pagan places: towards a religiogeography of Neopaganism. Progress in Human Geography, v.37, n.6, p.786-810, 2012.
TERZETTI FILHO, Celso Luiz. A institucionalização da Wicca no Brasil: entrevista com a bruxa wiccaniana Mavesper Cy Ceridwen. REVER, v.14, n.2, p.279-290, 2014.
WEBER, Max. Conceito e categorias da cidade. In: VELHO, Otávio Guilherme (org.). O fenômeno urbano. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973.
WIRTH, Louis. O urbanismo como modo de vida. In: VELHO, Otávio Guilherme (org.). O fenômeno urbano. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Sacrilegens é um periódico de acesso aberto, licenciada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International