Os basilares do Tipo-Ideal weberiano, a centralidade do carisma e as interpretações de Bourdieu: considerações para o campo religioso brasileiro

Autores

  • Edgar Luiz Felipe da Silva

Palavras-chave:

Tipo Ideal, Carisma, Max Weber, Pierre Bourdieu, Sociologia da Religião

Resumo

Neste artigo procuramos trazer à tona análises interpretativas que vigem na obra
weberiana enquanto importante mutação dos paradigmas teóricos. Destacando-se por
conceituar o carisma, Weber dispôs substância teórica a um elemento subjetivo, tal
conceito é uma importante chave analítica para compreender características religiosas
de um fenômeno e seus agentes. Nosso objetivo é elucidar alguns aspectos tratados em
vista da noção de campo-trabalho religioso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARTZ, Alessandro. A sociologia da religião de Max Weber interpretada por Pierre
Bourdieu: breves apontamentos. Revista Eletrônica do Núcleo de Estudos e Pesquisa do
Protestantismo. (NEPP) da Escola Superior de Teologia Volume 14, set.-dez. de 2007.
p. 32-43.
BOURDIEU, Pierre. Gênese e Estrutura do Campo Religioso e Apêndice I:uma
interpretação da teoria da religião de Max Weber. In:______. Aeconomia das trocas
simbólicas (org. Sérgio Miceli). 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 1992, p. 27-98.
GOMES FILHO, Robson Rodrigues. Carisma e dominação carismática: perspectivas
teórico-metodológicas do conceito weberiano de carisma e sua efetivação histórica nos estudos de religião. Revista de Teoria da História. Ano 6, Número 11, Maio/2014
Universidade Federal de Goiás.
LINDHOLM, Charles. Carisma: êxtase e perda de identidade na veneração ao líder. Rio
de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1993.
MATA, Sérgio da. Max Weber e a Ciência Histórica. Teoria & Sociedade (UFMG)
Edição Especial. "O Pensamento de Max Weber e suas interlocuções”. Jornada Ciências
Sociais.p. 150-171.Belo Horizonte, 2005.
OLIVEIRA, Pedro A. Ribeiro de. A teoria do trabalho religioso em Pierre Bourdieu. In:
TEIXEIRA, Faustino (Org.) Sociologia da religião: enfoques teóricos. 4. ed. Petrópolis:
Vozes, 2003. p. 177-197.
PEREIRA, José Pacheco. Weber e a crise do paradigma positivista. Análise Social, vol.
XXII (94), 1986. 5.°, p. 989-995.
PETERS, Gabriel. Habitus, reflexividade e o problema do neo-objetivismo na teoria da
prática de Pierre Bourdieu. Revista Brasileira de Ciências Sociais. v. 28. n.
83.outrubro/2013.
RODRIGUES, Daniel. Max Weber e Pierre Bourdieu: uma aproximação a partir da
noção de Tipo Ideal. Disponível em: <http://sociofilo.iesp.uerj.br/wpcontent/uploads/2011/03/MaxWeberPierreBourdieu-uma-aproximacao-a-partir-tipoideal.doc1.pdf >. Acesso em 12 de ago. 2014.
SILVA, Edgar L. F. da. Micro-história e Canudos: a religiosidade como chave de
leitura a saga conselheirista. Juiz de Fora: Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora,
2010.Disponível em: <http://www.ufjf.br/semanadehistoria/files/2010/02/Anais-daSemana-de-Hist%C3%B3ria-2011.pdf>. Acesso em: 25 de set. de 2014.
WEBER, Max. Economia e Sociedade: Fundamentos da sociologia compreensiva. 4ª v.
I. Brasília: Editora da UnB, 2009.
______. Economia e Sociedade: Fundamentos da sociologia compreensiva. Tradução de
Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. Brasília: Editora da UnB, vol. II, 1999.

Downloads

Como Citar

DA SILVA, E. L. F. . Os basilares do Tipo-Ideal weberiano, a centralidade do carisma e as interpretações de Bourdieu: considerações para o campo religioso brasileiro. Sacrilegens , [S. l.], v. 13, n. 1, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/sacrilegens/article/view/26894. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Temática Livre