Arte e revelação do sagrado em Luigi Pareyson
Palavras-chave:
Pareyson, arte, sagradoResumo
Este artigo pretende apresentar o processo artístico como possível abertura ao sagrado na teoria estética do filósofo italiano Luigi Pareyson. O processo artístico é considerado tanto na formação da obra de arte quanto na sua contemplação. A tela “o quadrado negro”, do pintor russo Kasemir Malevich ilustra, como exemplo, esta compreensão.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
ARGAN, G. C. Arte Moderna. Tradução de BOTTMANN, D.; CAROTTI, F. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
CHIPP, H. B. Teorias da arte moderna. Tradução de DUTRA, W. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
CIGLIA, F. P. Ermeneutica e Libertà. L'itinerario filosofico di Luigi Pareyson. Roma: Bulzoni, 1995.
FER, B. et al. Realismo, Racionalismo, Surrealismo - a arte no entre-guerras. Tradução de FINO, C. São Paulo: Cosac & Naify, 1998.
GOODING, M. Arte Abstrata. Tradução de NUNES, O.; PONTE, V. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
HARRISON, C. Modernismo. Tradução de JR., J. M. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
HARRISON, C. et al. Primitivismo, Cubismo, Abstração - começo do séc XX. Tradução de NUNES, O. São Paulo: Cosac & Naify, 1998.
MICHELI, M. D. As vanguardas artísticas do século XX. Tradução de CABRA, P. L. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
PAREYSON, L. Estética: teoria da formatividade. Tradução de ALVES, E. F. Petrópolis: Vozes, 1993.
______. Os problemas da estética. Tradução de NERY GARCEZ, M. H. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
SCHAPIRO, M. A Arte Moderna: Séculos XIX e XX. Tradução de GONÇALVES, L. R. M. São Paulo: Edusp, 1996.
SCHARF, A. Suprematismo. In: STANGOS, N. (Ed.). Conceitos da arte moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1991. pp. 100-102.
Segundo Caderno. O Globo, 2009. 28 de junho, p. 03.
CHIPP, H. B. Teorias da arte moderna. Tradução de DUTRA, W. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
CIGLIA, F. P. Ermeneutica e Libertà. L'itinerario filosofico di Luigi Pareyson. Roma: Bulzoni, 1995.
FER, B. et al. Realismo, Racionalismo, Surrealismo - a arte no entre-guerras. Tradução de FINO, C. São Paulo: Cosac & Naify, 1998.
GOODING, M. Arte Abstrata. Tradução de NUNES, O.; PONTE, V. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
HARRISON, C. Modernismo. Tradução de JR., J. M. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
HARRISON, C. et al. Primitivismo, Cubismo, Abstração - começo do séc XX. Tradução de NUNES, O. São Paulo: Cosac & Naify, 1998.
MICHELI, M. D. As vanguardas artísticas do século XX. Tradução de CABRA, P. L. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
PAREYSON, L. Estética: teoria da formatividade. Tradução de ALVES, E. F. Petrópolis: Vozes, 1993.
______. Os problemas da estética. Tradução de NERY GARCEZ, M. H. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
SCHAPIRO, M. A Arte Moderna: Séculos XIX e XX. Tradução de GONÇALVES, L. R. M. São Paulo: Edusp, 1996.
SCHARF, A. Suprematismo. In: STANGOS, N. (Ed.). Conceitos da arte moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1991. pp. 100-102.
Segundo Caderno. O Globo, 2009. 28 de junho, p. 03.
Downloads
Publicado
2010-03-25
Como Citar
GUEDES ARCURI1, I. Arte e revelação do sagrado em Luigi Pareyson. Sacrilegens , [S. l.], v. 7, n. 1, p. 45–59, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/sacrilegens/article/view/26711. Acesso em: 13 nov. 2024.
Edição
Seção
Temática Livre
Licença
A Revista Sacrilegens é um periódico de acesso aberto, licenciada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International