A tradição narrativa mítica como paradigma narrativo no Cinema “secular” Indiano

Autores

  • José Abílio Perez Júnior

Palavras-chave:

Mito, Cinema indiano, Hinduísmo

Resumo

Teço, aqui, uma reflexão em torno da relação entre as narrativas míticas da tradição indiana,
principalmente as fontes épicas e purânicas, em sua relação com a elaboração de narrativas no
cinema contemporâneo de entretenimento que não possui temática diretamente religiosa. Nosso
foco é a leitura de duas produções recentes, Mangal Pandey (2005) e Robô (2010), um filme
histórico e uma ficção científica, respectivamente. O que se pode observar em ambos os filmes é
que narrativas míticas são utilizadas como referências para a elaboração de situações dramáticas,
havendo citação direta às fontes míticas, embora tal apropriação seja feita de modo livre, como
recriações. Conclui-se que o cinema, expressão maior da modernidade, filia-se a uma longa
tradição narrativa que podemos traçar, ao menos, até o hinduísmo clássico (séc. II a.C. a VII
d.C). Considera-se, ao final, que tal recurso à tradição narrativa purânica e épica pan-indiana,
pode contribuir para pensar-se a forte identificação do cinema indiano com seu público interno,
ao mesmo tempo que não se expande com facilidade para outros contextos culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BIBLIOGRAFIA

BACHELARD, Gaston. O Ar e os Sonhos: ensaio sobre a imaginação do movimento. São Paulo:
Marins Fontes, 2001
BHARATAMUNI. Natyashastra. Edição e notas: Pushpendra Kumar. Delhi: New Bharatiya
Book Corporation, 2010. 5 vols.
DANDEKAR, R. N. Some Aspects of the History of Hinduism. Poona: University of Poona,
1967.
DOWSON, John. Hindu Mythology and Religion, Geography, History and Literature. New
Delhi, Rupa & Co., 2009.
DURAND, Gilbert. As Estruturas Antropológicas do Imaginário: introdução à arquetipologia
geral. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
DWYER, Rachel. Filming the Gods. Religion and Indian Cinema. London: Routledge, 2007.
JANSEN, Eva Rudy. The Book of Hindu Imagery. Gods Manifestations and Their Meaning.
New Delhi, New Age Books, 2005.
PAULA CARVALHO, José Carlos de. A Culturanálise de Grupos: posições teóricas e
heurísticas em educação e ação cultural. São Paulo, USP (Livre Docência), 1991.
RAJADHIAKSHA, Ashish; WILLEMEN, Paul. Encyclopaedia of Indian Cinema. London:
British Film Institute/Oxford University Press, 1994.
RICOEUR, Paul. Interpretação e Ideologia. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988.
SASTRI, V. S. Srinivasa. Lectures on the Ramayana. Madras: Madras Sanskrit Academy/S.
Wiswanathan Pvt. Ltd., 1986.
WILKINS, W. J.: Hindu Mythology. Vedic and Puranic. Calcutta, Ruga & Co. 1982.

FILMOGRAFIA

ENTHIRAN (Robô). Roteiro e direção: S. Shankar. Produtora: S. Pictures. (India). DVD. 2010.
MANGAL PANDEY (O Motim). Direção: Ketan Mehta. (India). DVD. 2005.

Downloads

Como Citar

PEREZ JÚNIOR, J. A. . A tradição narrativa mítica como paradigma narrativo no Cinema “secular” Indiano. Sacrilegens , [S. l.], v. 8, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/sacrilegens/article/view/26529. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Temática Livre