A Militância na identidade do CIMI

Autores

  • Maria Cecília dos Santos Ribeiro Simões

Palavras-chave:

CIMI, identidade, militância

Resumo

Neste artigo pretendemos desenvolver uma breve apresentação do Conselho Indigenista Missionário – CIMI – enquanto instituição e seu contexto formativo, dentro de uma linha militante do catolicismo, para explicar a formação de uma identidade específica dentro do CIMI e, além disso, levantar a discussão a respeito da identidade cristã em relação à missão. Propomos um estudo sobre esta identidade delimitando concomitantemente os direcionamentos, metas e objetivos mais relevantes do órgão e as metodologias utilizadas para tentar alcançá-los.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Melvina Afra Mendes. “Isso é da cultura deles?”: a teologia da inculturação e sua atuação na pratica missionária. Caderno CEAS. n. 196. Salvador: Centro de Estudos e Ação Social, 2001.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LCT, 1989.
MONTERO, Paula. A universalidade da missão e a particularidade das culturas. In: MONTERO, Paula (org.). Entre o mito e a história. Petrópolis: Vozes, 1996.
MONTERO, Paula. (org.). Deus na aldeia: índios, missionários e mediação cultural. São Paulo: Ed. Globo, 2006.
NOVAES, Sylvia Caiuy. Jogo de Espelhos: Imagens da representação de si através dos outros. São Paulo: EDUSP, 1993.
PREZIA, Benedito (org.). Caminhando na luta e na esperança. São Paulo: Loyola, 2003.
RUFINO, Marcos Pereira. A missão calada: pastoral indigenista e nova evangelização. In: MONTERO, Paula (org.). Entre o mito e a história. Petrópolis: Vozes, 1996.
RUFINO, Marcos Pereira. O Código da Cultura: O CIMI no debate da inculturação. In: MONTERO, Paula. (org.) Deus na Aldeia: missionários, índios e mediação cultural. São Paulo: Globo, 2006.
SUESS, Paulo (org.). Em defesa dos povos indígenas: documentos e legislação. São Paulo: Loyola, 1980.
SUESS, Paulo. Cálice e Cuia: Crônicas de Pastoral e Política Indigenista. Petrópolis: Vozes, 1985.
SUESS, Paulo. Encontro e desencontro na busca da “Terra sem Mal”. Texto apresentado no IV Encontro de Teologia Índia, em Assunção (Paraguai) de 6 a 10 de maio de 2002. Disponível em <http://www.missiologia.org..br>. Acesso em 17 mar. 2003.
SUESS, Paulo. O Paradigma da inculturação: em defesa dos povos indígenas. In: ANJOS, Márcio Fabri dos (org.). Inculturação: desafios de hoje. Petrópolis: Vozes/Soter, 1994.
SUESS, Paulo. A disputa pela inculturação: normatividade eclesial e relevância sociopolítica. Revista Convergência, XXX n. 283. Rio de Janeiro: Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), 1995.
SUESS, Paulo. CIMI 30 anos – Contexto, Origem, Inspiração. Palestra proferida por ocasião do Congresso “CIMI - 30 anos”. Brasília, 12 de dezembro de 2002.
SUESS, Paulo. Romper o mal estar na missão. Disponível em <http://www.missiologia.org.br> Acesso em 19 ago. 2003.
VIER, Frei Frederico. Compêndio do Vaticano II: constituições, decretos, declarações. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

Publicado

2009-03-10

Como Citar

DOS SANTOS RIBEIRO SIMÕES, M. C. A Militância na identidade do CIMI. Sacrilegens , [S. l.], v. 6, n. 1, p. 12–29, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/sacrilegens/article/view/26467. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Temática Livre