A Renovação Carismática Católica em Portugal: apontamentos sobre uma pesquisa

Autores

  • Rodrigo Portella

Palavras-chave:

carismáticos, Portugal, grupos de oração, líderes carismáticos

Resumo

A partir de uma pesquisa de estágio doutoral em Portugal, financiada pela CAPES e realizada entre setembro de 2007 e fevereiro de 2008, procurei mapear um pouco das sensibilidades católico-carismáticas presentes, na atualidade, em Portugal. Aqui apresento, de forma dialogal com dois grupos e com duas personagens deste estudo, apontamentos do diário de campo da pesquisa. Livre da obrigação de pontuar estes recortes biográficos através de cotejamento bibliográfico, procuro, de forma descritiva, visibilizar conflitos, ideias, perspectivas e peculiaridades da Renovação Carismática Católica em Portugal, inclusive as influências da Renovação Carismática do Brasil em Portugal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

HERVIEU-LÉGER, Daniele. Representam os surtos emocionais contemporâneos o fim da secularização ou o fim da religião?. In: Religião e Sociedade. Rio de Janeiro, 18/1, 1997. p. 31-48.
MAFRA, Clara. Na posse da palavra: religião, conversão e liberdade pessoal em dois contextos nacionais. Lisboa : Universidade de Lisboa, 2002.
SEGATO, Rita Laura. Formações de Diversidade: um modelo para interpretar a recepção de opções religiosas nos países da América Latina no contexto da globalização. In: ORO, Ari (Org.). Religião e Globalização na América Latina. Petrópolis : Vozes, 1997.
VILAÇA, Helena. Da Torre de Babel às terras prometidas: pluralismo religioso em Portugal. Porto: Edições Afrontamento, 2006.
Sacrilegens,

Downloads

Publicado

2008-03-15

Como Citar

PORTELLA, R. A Renovação Carismática Católica em Portugal: apontamentos sobre uma pesquisa. Sacrilegens , [S. l.], v. 5, n. 1, p. 117–143, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/sacrilegens/article/view/26460. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Temática Livre