O Conceito de humanismo ridículo proposto por Luiz Felipe Pondé. Crítica à modernidade: entre Dostoiévisk e Pio IX

Autores

  • Diego Klautau

Palavras-chave:

literatura, cristianismo, Igreja Católica

Resumo

Este trabalho busca compreender o conceito de humanismo ridículo, estabelecido por Luís Felipe Pondé, em seu livro Crítica e Profecia – A filosofia da religião em Dostoiévisk (1997) e em seu artigo Epistemologia Agônica e Disfuncionalidade Humana: um ensaio de teologia pessimista (2001) publicado na Rever, revista de estudos da religião. Como método investigativo, Pondé sugere a filosofia da religião como elemento crítico para compreender, por um lado, a literatura profética de Dostoiévisk e, por outro, estabelecer uma avaliação da abordagem do fenômeno religioso pelo viés das Ciências da Religião em seu paradigma científico na modernidade. Ao lado de Dostoiévisk, apresentamos também a encíclica Quanta Cura (1864), do papa Pio IX, juntamente com o Syllabus (1864) como crítica à modernidade do século XIX, fundamentada também neste humanismo ridículo, raiz do que é entendido pelo cânon católico como erros graves do tempo presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DOSTOIÉVISK, Feodor. Os Demônios. Rio de Janeiro: José Olympio, 1952.
JOÃO PAULO II. Carta Encíclica Fides et Ratio. São Paulo: Paulinas, 1998.
PAULO VI, papa. Credo do Povo de Deus. Os 265 Papas da Igreja e Os 21 Concílios Ecumênicos da Igreja. Lorena: Cléofas,1998.
PIO IX. Documentos de Gregório XVI e de Pio IX. São Paulo: Paulus, 1999.
PONDÉ, Luiz Felipe. Crítica e Profecia – A filosofia da religião em Dostoiévisk. São Paulo: Editora 34, 2003.
PONDÉ, Luiz Felipe. Epistemologia Agônica e Disfuncionalidade Humana: um ensaio de teologia pessimista. REVER – Revista de Estudos de Religião, 02. São Paulo, 2001.

Downloads

Como Citar

KLAUTAU, D. . O Conceito de humanismo ridículo proposto por Luiz Felipe Pondé. Crítica à modernidade: entre Dostoiévisk e Pio IX. Sacrilegens , [S. l.], v. 4, n. 1, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/sacrilegens/article/view/26424. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Temática Livre