A Umbanda Vista do “Altar”: uma reflexão sobre a religião umbandista no discurso católico em Juiz de Fora

Autores

  • Dilaine Soares Sampaio

Palavras-chave:

umbanda, igreja católica, cultos mediúnicos, religiões afro-brasileiras

Resumo

O objetivo deste artigo é fazer uma reflexão sobre a religião umbandista na cidade de Juiz de Fora, no período de 1940 a 1953, sob a perspectiva da Igreja Católica. Para isso tomamos como fonte o jornal oficial da diocese, O Lampadário. Cabe ressaltar que a palavra umbanda nem sempre foi utilizada pela Igreja, outras categorias são tomadas para se referir a essa religião, e isso também será objeto de nossa reflexão. Mostraremos ainda todo o contexto dos anos 40 aos anos 50 que influenciaram direta ou indiretamente a realidade dos cultos mediúnicos no Brasil bem como o ambiente vivido pela Igreja Católica nesse período. É importante ainda frisar que este trabalho é fruto do andamento da pesquisa de nossa dissertação de mestrado e por isso traz conclusões apenas parciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Fontes Impressas

a) Arquivos

Biblioteca Municipal Murilo Mendes – Setor de Memória
Centro de Memória da Igreja de Juiz de Fora – Seminário Arquidiocesano Santo Antônio

b) Jornais

O Lampadário: 1940,1941,1942,1944,1949, 1950, 1951, 1952, 195357.
O Jornal do Commércio: fevereiro e março de 1906.

c) Livros

KLOPPENBURG, Dr. Boaventura. A umbanda no Brasil, orientação para os católicos. Petrópolis: Vozes, 1961.
Livros, Artigos, Dissertações
BANDEIRA, Marina. A Igreja Católica na virada da questão social (1930-1964): anotações para uma história da Igreja no Brasil: ensaio de interpretação. Rio de Janeiro: Vozes: Educam, 2000.
BOURDIEU, Pierre. A Economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1987.
BROWN, Diana. O papel histórico da classe média na Umbanda. In: X Reunião Brasileira de Antropologia. Salvador, 1976.
_____________. Uma história da Umbanda no Rio. In: Umbanda e política. Iser, Rio de Janeiro: Marco Zero, 1985.
CAMURÇA, Marcelo Ayres. A Carta Pastoral de Dom Justino e o “Juramento de Fidelidade à Igreja”: Controle do rebanho face às ameaças do “Lobo Voraz” Espírita! In: Memórias Eclesiásticas: documentos comentados. Juiz de Fora: Centro de Memória da Igreja de Juiz de Fora, 2000.
COUTROT, Aline. Religião e Política. In RÉMOND, R. Por uma história política. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1996.
FLORIANO, Maria da Graça. As reuniões de dona Xzinha: trânsito religioso e espaço secreto, entre modernidade e tradição. (Dissertação de Mestrado em Ciência da Religião). PPCIR, UFJF, 2002.
GINZBURG, Carlo. Mitos, Emblemas, Sinais, Morfologia e História. São Paulo: Cia das Letras, 2001.
GIUMBELLI, Emerson. O cuidado dos mortos: uma história da condenação e legitimação do Espiritismo. Rio de Janeiro: Arquivo nacional, 1997.
_____________.Zélio de Moraes e as origens da umbanda no Rio de Janeiro. In: SILVA, Wagner G. da. (org) Caminhos da Alma: memória afro brasileira. São Paulo: Selo Negro, 2002.
______________. O “Baixo Espiritismo” e a história dos cultos mediúnicos. In: Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 9, n.19, p.247-281, julho de 2003.
MAGGIE, Yvonne. Medo do feitiço: relações entre magia e poder no Brasil. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1992.
MONTERO, Paula. Da doença a desordem: a magia na Umbanda. Rio de Janeiro: Graal, 1985.
NEGRÃO, Lísias Nogueira. Entre a cruz e a encruzilhada: formação do campo umbandista em São Paulo. São Paulo: EDUSP,1996.
OLIVEIRA, Simone Geralda. A “fé raciocinada” na “Atenas de Minas”: gênese e consolidação do espiritismo em Juiz de Fora e algumas repercussões para contemporaneidade. Juiz de Fora: 2001. Dissertação (Mestrado) PPCIR- UFJF.
_______________. O Espiritismo em Juiz de Fora: do surgimento à consolidação de uma “religião”. In: TAVARES, Fátima R. G. & CAMURÇA, Marcelo Ayres Camurça. (orgs.) Minas das devoções; diversidade religiosa em Juiz de Fora. UFJF/PPCIR, 2003.
SAMPAIO, Dilaine Soares. “À margem do progresso”, uma reflexão sobre o “Baixo Espiritismo” em Juiz de Fora na década de 40. Trabalho de aproveitamento da disciplina História de Minas Gerais, lecionada pela prof. Dr. Cláudia Viscardi, durante o primeiro semestre letivo de 2002, Juiz de Fora, mimeo.
TAVARES, Fátima R.G. & FLORIANO, Maria da Graça. Do canjerê ao candomblé:notas sobre a tradição afro-brasileira em Juiz de Fora. In: TAVARES, Fátima R. G. & CAMURÇA, Marcelo Ayres Camurça. (orgs.) Minas das devoções: diversidade religiosa em Juiz de Fora. UFJF/PPCIR, 2003.
Revista

Downloads

Publicado

2006-03-13

Como Citar

SOARES SAMPAIO, D. A Umbanda Vista do “Altar”: uma reflexão sobre a religião umbandista no discurso católico em Juiz de Fora. Sacrilegens , [S. l.], v. 3, n. 1, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/sacrilegens/article/view/26375. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Temática Livre