A Mística e suas Manifestações: uma reflexão fenomenológica sobre a mística especulativa a partir dos textos de São João da Cruz e Rûmi
Palavras-chave:
fenomenologia da religião, diálogo interreligioso, mística especulativa, epistemologia, infeabilidadeResumo
Este artigo nasce de um exercício lúdico na tentativa de responder a uma companheira de pesquisa que me incitou a falar da mística especulativa a partir do viés fenomenológico. Por entender que o problema de fundo desta questão são as barreiras epistemológicas, resolvi tratar o tema de maneira a construir caminhos que viabilizem o diálogo entre as correntes de pensamento que se propõem a estudar o fenômeno místico. Partindo do princípio de que só é possível estudar, a partir dos instrumentos de conhecimento do ser humano, a experiência mística no que diz respeito à sua linguagem, visto que a experiência em si é inefável, busquei, a partir dos textos de São João da Cruz e Rûmi, tendo como base a visão de Lima Vaz sobre o conceito de mística especulativa, encontrar aproximações entre estes universos de significados.
Downloads
Referências
HICK, John. A metáfora do Deus encarnado. Petrópolis: Vozes, 2000.
LIMA VAZ, Henrique Cláudio de. Experiência mística e filosofia na tradição ocidental. São Paulo: Loyola, 2000.
OLIVEIRA, Vitória Peres de. Fenomenologia da Religião: temas e questões sob debate. In. DREHER, L. H. (org.) A essência manifesta. a fenomenologia nos estudos interdisciplinares da religião. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2003.
PONDÉ, Luiz Felipe. Em busca de uma cultura epistemológica. In TEIXEIRA, F. (org.) A(s) Ciência(s) da Religião no Brasil – afirmação de uma área acadêmica. São Paulo: Paulinas, 2001.
_____________. O método de Deus. In. TEIXEIRA, F. (org.) No limiar do mistério. São Paulo: Paulinas, 2004.
RÛMI, Jallal ud Dim. Masnavi. São Paulo: Edições Dervish, 1992.
SÃO JOÃO DA CRUZ. Cântico Espiritual. In. Obras de São João da Cruz. Vol. II. Petrópolis: Vozes, 1960.
TEIXEIRA, F. Rûmi: a paixão pela unidade. In. TEIXEIRA, F. (org.) No limiar do mistério. São Paulo: Paulinas, 2004.
VELASCO, J. M. Mística. Uso y abuso de un término impreciso. In. VELASCO, J. M. (org.) El fenômeno místico. Estúdio comparado. Madrid: trota, 1999.
SCHWARTZ, Silvia. O estado atual das discussões epistemológicas sobre a mística. In. TEIXEIRA, F. (org.) No limiar do mistério. São Paulo: Paulinas, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Sacrilegens é um periódico de acesso aberto, licenciada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International