Movimento Nova Era nos anos 80: as feiras esotéricas e sua inserção no espaço público
Palavras-chave:
Movimento Nova Era, Mídia, Mercado esotéricoResumo
Nos anos 80 verificou-se um processo de crescente visibilidade do movimento Nova Era na mídia impressa. Isso pode ser observado e analisado através das matérias e artigos da grande imprensa que notificaram e avaliaram a “efervescência” do esoterismo no decorrer desta década. O objetivo deste artigo é analisar essa “expansão” a partir da relação entre o surgimento do “mercado esotérico” e as percepções da mídia impressa. Ao que parece, a crescente visibilidade da Nova Era abre espaço para que ela se configure como fenômeno de consumo cultural. Esse processo vem se realizando no âmbito do espaço público e também através de dispositivos midiáticos.
Downloads
Referências
CONTEPOMI, Maria Del Rosário. Nova Era e pós-modernidade: valores, crenças e práticas no contexto sociocultural contemporâneo. In: CAROZZI, Maria Julia (org.). A Nova Era no Mercosul. Petrópolis: Vozes, 1999.
DUARTE, Joelma P. Para além do alternativo: um estudo sobre a expansão da cultura nova era através da mídia impressa. (Dissertação de Mestrado). Juiz de Fora, PPCIR/UFJF, 2003.
FORBES, Bruce David e MAHAN, Jeffrey (orgs.). Religion and culture in America. Berkeley e Los Angeles: University of California Press, 2000.
JORGENSEN, Knud. Modernity, information technology and Christian faith. In: SAMPSON, Philip; SAMUEL, Vinay e SUGDEN, Cris (ed.). Faith and modernity. Oxford: Regnum Books. 1994.
STOUT, Daniel A. e BUDDENBAUM, Judith (orgs). Religion and culture: studies on the interaction of worldviews. Iowa: Press, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Sacrilegens é um periódico de acesso aberto, licenciada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International