[PRORROGAÇÃO] Dossiê Temático 2/2023 PSICOLOGIA DA RELIGIÃO

2023-10-11

A Equipe Editorial da Sacrilegens informa que o prazo final para submissões para o Dossiê Temático 2/2023 PSICOLOGIA DA RELIGIÃO foi PRORROGADO para o dia 15 de outubro de 2023

Reiteramos ainda que a revista recebe em fluxo contínuo artigos em temática livre e resenhas. 

___________________________________________________________

PSICOLOGIA DA RELIGIÃO

A famosa frase de Hermann Ebbinghaus (1850-1909) de que “a psicologia tem um longo passado, mas uma curta história”, pode-se também aplicar a Psicologia da Religião sem muito receio de se equivocar. Entretanto, como sabemos, se formos rastrear os discursos acerca das questões humanas de que trata a psicologia ao longo da história, a História da Psicologia se confundiria com a própria história da civilização. Desse modo, é preciso reconhecer que as condições históricas, sociais e culturais do século XIX permitiram que a psicologia fosse oficialmente fundada enquanto ciência e, desse modo, recebesse o status de a mais nova das ciências humanas. Quanto a Psicologia da Religião sabe-se também que há muito tempo os seres humanos começaram a desenvolver alguns métodos para trazer conforto psicológico, muitos deles associados a religião. Freud e Jung, por exemplo, observavam o papel exercido pelo rito da confissão e o quanto esse livrava o indivíduo das neuroses de culpa. Assim, pode-se dizer que a Psicologia da Religião se desenvolve paralelamente ao desenvolvimento da moderna Psicologia. O próprio fundador da psicologia Wilhelm Wundt (1832-1920) realizou estudos nessa área. Mas é a Willian James e a sua obra As variedades da experiência religiosa (1902) que, geralmente, se atribuí a fundação desse campo de estudos. Sendo assim, esse Dossiê: Psicologia da Religião, convida os pesquisadores para dar a sua contribuição a essa área de conhecimento, levando em consideração os aspectos históricos que permitiram o desenvolvimento da Psicologia da Religião, bem como os desafios contemporâneos que se impõem a essa área.

Serão submetidos à avaliação dupla cega os artigos de todas as áreas, desde que estejam em consonância com o tema proposto e as normas da revista. Há espaço, ainda, para o recebimento de textos acadêmicos que explorem outros temas, para a sessão de artigos com temática livre, bem como resenhas. Os artigos submetidos ao presente dossiê deverão ser enviados por esta plataforma, até o dia 10 de outubro de 2023.

Palavras-chave: Psicologia da Religião. História. Desafios Contemporâneos.

___________________________________________________________

Coordenação:

Edilza Rodrigues Campelo da Silva (Faculdade Anhanguera-Sumaré-SP)

Carlos Campelo da Silva (UNIMEP)