Tratamento de tumores neuroendócrinos por Medicina nuclear: revisão sistemática da eficácia E segurança do radio fármaco Dotatat E-177lu
Palavras-chave:
Tumores neuroendócrinos, DOTATAT E-177Lu, eficácia, segurança, lutécio-177.Resumo
O DOTATAT E-177Lu e um análogo de somatostatina radiomarcado que guia a radioatividade para tumores neuroendócrinos (NETs) que superexpressam receptores de somatostatina (SSTRs), promovendo o seu tratamento por terapia radionuclidica receptor-especifica (PRRT). O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficácia e a segurança da PRRT dos NETs com o DOTATAT E-177Lu, através de uma revisão sistemática da literatura. A PRRT com o DOTATAT E-177Lu foi eficaz no tratamento de NETs metastáticos ou inoperáveis que expressam SSTR tipo 2. Observou-se estabilização ou ate regressão da doença em 20 a 50 % dos casos. Já a prevalência de remissão total da doença, apesar de numericamente baixa, foi satisfatória, principalmente levando-se em conta o estagio avançado dos tumores. Os efeitos adversos mais comuns da PRRT foram toxicidade renal e hematológica. Apesar dos estudos evidenciarem a eficácia e a segurança da PRRT com o radio fármaco, essa terapia ainda e considerada em desenvolvimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.