Expressão do Fator de Crescimento Transformador - Beta em Mucosa Oral Submetida à Radioterapia. Uma Revisão Crítica da Literatura
Resumo
A radiação ionizante é uma das terapias utilizadas para o tratamento de neoplasias malignas de cabeça e pescoço. Todavia, pode causar complicações agudas, como mucosite, e complicações crônicas, como fibrose tecidual. A radioterapia promove aumento na deposição de colágeno e incrementa a expressão e ativação precoce do fator de crescimento transformador - beta, que pode culminar nessa fibrose. O fator de crescimento transformador - beta é uma citocina multifuncional, excretada sob forma latente, com importante função na modulação do sistema fibroblasto-fibrócito, estimulando a síntese e depósito de colágeno, atuando no reparo tecidual, e diminuindo a sua degradação, especialmente em tecido irradiado. A presente revisão de literatura tem como objetivo esclarecer a relação da expressão do fator de crescimento transformador - beta em tecidos submetidos à radiação ionizante utilizada para tratamento antineoplásico, em especial na mucosa oral e reparo tecidual em lesões do tipo mucosite, realizando uma análise crítica dos trabalhos avaliados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.