A ATUAÇÃO DO SISTEMA INTERAMERICANO DE PROTEÇÃO AOS DIRITOS HUMANOS NO CASO FAZENDA BRASIL VERDE: AS SENTENÇAS ESTRUTURANTES COMO FERRAMENTA NO COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO

Autores

  • Douglas Matheus de Azevedo Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Fernanda Pinheiro Brod Univates

Palavras-chave:

Sistema Interamericano de Proteção aos Direitos Humanos, Corte Interamericana de Direitos Humanos, Trabalho Escravo, Sentenças Estruturantes, Estudo de caso.

Resumo

Tendo como pano de fundo a permanência do trabalho escravo no Brasil, resultado direto de pesadas heranças históricas, culminando em nova condenação para o país junto à Corte Interamericana de Direitos Humanos, a pesquisa busca examinar a natureza e a legitimidade da sentença ora imposta com o ordenamento interno, visto que esta prevê uma série de medidas passíveis de concretização pelo ente público. Para tanto, num primeiro momento busca-se expor brevemente o contexto social das regiões em que a prática de labor forçado ocorre com maior incidência, o modus operandi utilizado pelos fazendeiros para recrutar trabalhadores de regiões pobres e noções gerais acerca do Sistema Interamericano de Proteção aos Direitos Humanos, vez que este surge no intuito de corrigir deficiências estruturais dos países-membros. Após, analisa-se o caso que deu ensejo à denúncia – Fazenda Brasil Verde -, no intuito de verificar a fundamentação por trás das medidas positivas impostas pela Corte Interamericana. Conclui-se, ao fim, que a sentença analisada é de natureza estruturante, isto é, que busca, além da reparação individual das violações, a correção das insuficiências do ente público, em caráter preventivo, através do fortalecimento da normativa interna e das instituições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Matheus de Azevedo, Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestre em direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Bolsista Capes 2015-2016. Membro do grupo de pesquisa Jurisdição Constitucional Aberta.

Fernanda Pinheiro Brod, Univates

Doutora em Direito. Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Ambiente e Desenvolvimento da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Advogada.

Downloads

Publicado

2018-08-26