O BRASIL NA IDADE MODERNA DA COOPERAÇÃO JURÍDICA INTERNACIONAL

Autores

  • PEDRO MUNIZ PINTO SLOBODA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO; INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO E ESTUDOS DE GOVERNO.

Resumo

De acordo com Antenor Madruga, o Brasil se encontra na Idade Média da cooperação jurídica internacional. Segundo o autor, o país ainda estaria preso aos grilhões soberanistas de um tempo medieval, alheio ao desenvolvimento da sociedade contemporânea. O presente trabalho visa a sustentar que, malgrado o passo lento, o progresso é notável. Desde a criação do MERCOSUL, o Brasil evoluiu sobremaneira em termos de cooperação jurídica internacional. Essa evolução se dá por meio de dois fenômenos concomitantes: a integração regional e a abertura do direito interno ao Direito Internacional. Se, por um lado, o ordenamento jurídico e a jurisprudência brasileiros ainda não ingressaram na Idade Contemporânea da sociedade globalizada, por outro, já emergiram dos tempos medievais e se encontram na Idade Moderna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

PEDRO MUNIZ PINTO SLOBODA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO; INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO E ESTUDOS DE GOVERNO.

Professor de Direito Internacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto de Desenvolvimento e Estudos de Governo (IDEG). Mestrando em Direito Internacional na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Direito Internacional pelo Centro de Direito Internacional (CEDIN). Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

2017-07-19