Venv

Autores

  • Felipe Rooke Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Bruno Castelar Lugão Mendes Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

Educação Financeira, Investimento, Bolsa de Valores

Resumo

A educação financeira nunca esteve inserida na formação base do povo brasileiro. Carregamos por herança, de maneira inconsciente, uma carga intelectual ignorante quando se trata de investimentos. Sem saber o porquê, repetimos padrões e
acreditamos em lendas sobre o mercado financeiro, principalmente sobre a bolsa de valores, criando insegurança, estagnação e nos levando para os piores caminhos do retorno financeiro. A fim de promover a educação financeira, criamos a Venv, um projeto destinado ao ensino da aplicação em renda variável na bolsa de valores e à difusão de doutrinas de investimento. Através de estudos, identificamos padrões de sucesso, onde investidores pacientes, com aplicações a longo prazo e estratégias bem definidas, conseguiram ganhar fortunas investindo em ações. Com a intenção de expandir todo esse conhecimento e ajudar pessoas, começamos a ensinar, através de textos online, canais de vídeos e das redes sociais, como investir no mercado acionário, algo que, até então, é pouco difundido na sociedade brasileira. Atualmente o projeto se encontra em andamento e com uma quantidade representativa de adeptos, o que demonstra o interesse da geração atual por conhecimento e melhores investimentos, ainda mais agora que o Banco Central reduziu nossa taxa de juros para 5,5% a.a., tornando os investimentos em renda fixa nada interessantes. Nosso objetivo é alcançar cada vez mais pessoas e, através da educação, abrir os olhos da nossa comunidade para possibilidades mais rentáveis de investimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-05-20

Como Citar

ROOKE, F. .; MENDES, B. C. L. . Venv. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/48278. Acesso em: 5 dez. 2025.