Educação Popular e Formação Política no Vale do Rio Doce (O Combate)
Palavras-chave:
Movimentos Populares, Formação teórico-política, UniversidadesResumo
Este projeto se fundamenta a partir de algumas categorias principais, como movimento popular e educação popular. Entretanto, a fundamentação teórica parte da e se conecta à concepção de trabalho estabelecida pela Crítica da Economia Política. Com isso, pretende-se destacar aqui os movimentos sociais vinculados à classe trabalhadora, ou seja, ao qual denominamos de movimentos populares. Tais movimentos podem ser definidos tanto por sua base social, ou seja, se seus membros têm uma posição de classe proletária, como pelos seus objetivos políticos e econômicos, consequentemente suas lutas, que podem transcender sua posição de classe. Nesse sentido, este projeto pretende atender às demandas quanto à formação humana e política dos mais variados movimentos populares de Governador Valadares, desde sindicatos e coletivos políticos até movimentos sociais que atuam em prol de causas específicas. Para tanto, utiliza-se o arcabouço teórico-prático da educação popular, tal como desenvolveu Paulo Freire. Tem como objetivo principal desenvolver ações no âmbito da formação teórico-política, assessoria e trabalho de base com membros de sindicatos e movimentos sociais do Vale do Rio Doce, no intuito de potencializar o processo de mobilização e de lutas por direitos da população urbana e do campo, e contra os ataques desferidos à classe trabalhadora brasileira, tendo como base parceira que oferta o espaço a União Operária de Governador Valadares e como ofertantes dos cursos de formação
e oficinas os movimentos sociais, políticos e populares que construíram a história de luta da classe trabalhadora da região e pesquisadores(as) das Universidades. Esperamos que o projeto possa contribuir para os movimentos que participarem intervir de maneira mais conjunta na sociedade, seja junto às suas bases, seja junto aos órgãos governamentais, buscando construir projetos e experiências que melhorem as condições de vida da sua comunidade. Ao conhecer a realidade e dar voz a estes movimentos, a Universidade contribuirá para dar visibilidade a demandas históricas da população, que foram ao longo do tempo invisibilizadas e silenciadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Henrique Almeida de Queiroz, Lucas Pacheco Campos, Rossi Henrique Soares Chaves, Vinicius Mendes Maia, Brenda Coelho Nunes, Carlos Henrique Viveiros Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).