Laboratório do Amanhã

Uma Nova Perspectiva Para a Ressocialização das Prisioneiras em Governador Valadares

Autores

  • Denis Alves Perdigão Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Juliana Goulart S. do Nascimento Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Carolina Julia de Almeida Silva Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Daniel Paulino da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Douglas Gonçalves Dutra Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Felipe Bhering Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Joana Cabral Lopes Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Laura de Melo Rodrigues Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Jeanine Aguia Santos Silva Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

Ressocialização, Empreendedorismo, Mulher, Cárcere

Resumo

A primordial motivação do projeto é a valorização e o respeito ao ser humano e sua dignidade, notadamente, à mulher enquanto pessoa humana através de uma proposta interdisciplinar de ressocialização das mulheres custodiadas no Presídio de Governador Valadares. O que se observa, é que mais do que encarceradas essas mulheres são prisioneiras da ordem social que se impôs a elas. Tendo como bases a informação, socialização, capacitação e o desenvolvimento da capacidade empreendedora, o cerne do projeto objetivou conduzir, de forma gradual, as principais pessoas beneficiadas pelo projeto, quais sejam, as mulheres custodiadas, por um caminho que privilegia a mudança cultural e construção da autoconfiança, de forma que proporcione mudanças comportamentais ao longo do tempo. Portanto, entende-se que a capacitação para o trabalho é um importante fator de socialização. O desenvolvimento do potencial empreendedor, por sua vez, se propôs a criar uma alternativa ao emprego, o qual muitas vezes é escasso, principalmente pelo estigma expresso na barreira do preconceito. A oportunidade de empreender é
muitas vezes inimaginável para quem está em situação de tamanha vulnerabilidade social, podendo ser essa vertente uma das mais importantes contribuições aqui consideradas. Para tanto a proposta metodológica aplicou de forma prática cinco estratégias: i) Foco Empreendedor: Proposição de desenvolvimento a partir da geração de renda; ii) Educação: Leitura e produção de textos; resgate do self; iii) Produção de Material Didático Pedagógico: Possibilidade de replicação do modelo; iv) Parceria Universidade, Estado e Setor Privado: Escopos de atuação complementares; v) Liberty Classroom: Infraestrutura multidisciplinar fornecida pelo presídio dentro dos moldes do projeto. Sendo assim, como resultado, foi desenvolvido e aplicado uma metodologia em que o resgate do self foi condição primordial, a compreensão das experiências pregressas dessas mulheres, dos lugares que ocupavam na sociedade antes do cárcere, e ainda suas perspectivas para a saída do cárcere, fundamentam os cursos que foram ministrados pelos professores e alunos, bem como com parcerias com a população e empresários do município, de modo que a cada novo curso, novas habilidades foram geradas e com o ponto central que é a aplicação dessas habilidades nas comunidades em que residem, fomentando com as mulheres as possibilidades de renda que podem ter e de negócios inovadores que podem atender as demandas específicas de seus bairros. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-05-20

Como Citar

PERDIGÃO, D. A. .; NASCIMENTO, J. G. S. do .; SILVA, C. J. de A. .; SILVA, D. P. da .; DUTRA, D. G. .; BHERING, F. .; LOPES, J. C. .; RODRIGUES, L. de M. .; SILVA, J. A. S. . Laboratório do Amanhã: Uma Nova Perspectiva Para a Ressocialização das Prisioneiras em Governador Valadares. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/48265. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)