Rio Limpo

Economia Solidária e Produção de Sabão Ecológico

Autores

  • Fernanda H. C. Alcântara Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Rosana Ribeiro Felisberto Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Aloísio Corrêa de Faria Júnior Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Keylla Thalita Araújo Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Larissa Shuvarz Marciano Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

Economia Solidária, Cooperativismo, Associativismo, Geração de Renda, Sabão Ecolólogico

Resumo

Este projeto de extensão visa auxiliar a Associação Rio Limpo/GV em seu processo de reestruturação organizacional, fornecendo a este empreendimento assessoria jurídica e contábil, oficinas de formação em Economia Solidária e sobre conteúdos demandados pelos associados. Os beneficiários diretos do projeto de extensão são: a Associação Rio Limpo e seus associados, os beneficiários indiretos, por sua vez, são: a população valadarense, às comunidades ribeirinhas do Rio Doce e o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto. Os principais objetivos deste projeto de extensão são: 1) Contribuir para o fortalecimento de práticas de ES e de preservação ambiental em Governador Valadares; 2) Prestar atendimento contínuo na formação em ES e assessoria jurídica à Rio Limpo; 3) Fornecer Oficinas de formação em ES aos associados da Rio Limpo; 4) Incentivar políticas públicas municipais desta natureza em Governador Valadares; 5) Orientar a Rio Limpo a oficiar restaurantes e bares do município (Lei Municipal 6017/2009); 6) Orientar a Rio Limpo a coletar o óleo de cozinha descartado pelos Restaurantes Universitários (RUs); 7) Promover atividades de valorização da coleta do óleo de cozinha e seu descarte devido, bem como campanhas de sensibilização da população; A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste projeto de extensão é a pesquisa ação, tendo em vista que esta metodologia tem sido utilizada de forma bastante satisfatória em projetos de extensão com ESS. A pesquisa ação é um tipo de metodologia participativa, é igual ao “processo de produção colaborativa de saberes” e “tomada de decisões compartilhadas” (TOLEDO et. al. 2014). Consequentemente, rompe com a visão tradicional de “público alvo” ou dos atendidos como “objetos de pesquisa”, os quais
passam a ser considerados como “sujeitos ativos”. Além disso, busca investigar uma dada realidade e, simultaneamente, transformá-la. A pesquisa ação está associada tanto à interdisciplinaridade quanto à necessidade de articulação entre teoria e prática. Portanto, não se trata de uma pesquisa com fim em si mesma (BALDISSERA, 2001). Até o presente momento, conseguimos institucionalizar a prática do controle periódico de receitas e despesas. Realizamos o mapeamento dos estabelecimentos comerciais da cidade e da destinação que dão ao óleo de cozinha usado. Por fim, temos realizado campanhas, junto à comunidade acadêmica e também em escolas públicas e particulares da cidade, para a doação de óleo de cozinha usado à associação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-05-20

Como Citar

ALCÂNTARA, F. H. C. .; FELISBERTO, R. R. .; FARIA JÚNIOR, A. C. de .; ARAÚJO, K. T. .; MARCIANO, L. S. . Rio Limpo: Economia Solidária e Produção de Sabão Ecológico. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/48264. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)