Difusão de Conhecimento Sobre Plantas Medicinais Entre o Curso de Farmácia da UFJF - GV e Atingidos Pelo Rompimento da Barragem de Fundão/Mariana no Distrito de Baguari, Zona Rural de Governador Valadares - MG (Boa Vizinhança - Rio Doce)
Palavras-chave:
Plantas medicinais, Conhecimento, BaguariResumo
O uso de plantas medicinais, tem sido de grande importância e valor na sociedade, para a manutenção e recuperação da saúde humana. As práticas relacionadas ao seu uso tradicional tem sido uma alternativa para a manutenção da saúde e bem estar da sociedade. Portanto pode se fornecer estudos e informações úteis para a elaboração de estudos farmacológicos e fitoterápicos. Neste projeto abordaremos sobre o uso de plantas medicinais no distrito de Baguari. Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo sobre utilização de plantas medicinais na Unidade básica de saúde no distrito de Baguari, a fim de resgatar, preservar e utilizar estes conhecimentos em trabalhos com a comunidade. Foi realizada uma visita na Unidade Básica de Saúde de Baguari, distrito de Governador Valadares-MG sob agendamento com a nutricionista do local que nos recepcionou na data marcada, apresentando o espaço da horta que se situa na unidade básica de saúde e também nos apresentou a um grupo de pacientes que se reúnem semanalmente neste local. Ao sermos apresentados, realizou-se uma conversa com esses pacientes para o levantamento sobre as plantas medicinais que os mesmos utilizam com mais frequência. Além disso, a equipe tem participado de eventos sobre o uso de plantas medicinais como as feiras que a UFJF-GV tem promovido, situadas na praça dos pioneiros, nessas feiras foram aplicados questionários para identificação de quais plantas medicinais são mais utilizadas pela população e em parceria com o instituto estadual florestal, realizamos distribuições de algumas mudas para os participantes e orientamos a população sobre o uso de plantas medicinais. O projeto de extensão está em andamento, tem sido desenvolvidas atividades sobre o estudo de plantas medicinais desse grupo de pacientes. Espera-se realizar a difusão de conhecimentos em parceria com a população buscando sempre evidências bibliográficas etnobotânicas e farmacológicas visto que o consumo de plantas medicinais tem sido um uso tradicional na sociedade e tornou-se uma prática generalizada da medicina popular.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Andreia Peraro Nascimento, Regina Gendzelevski Kelmann, Camila Souza de Almeida, Caroline Fernandes Soares, Egídio Henrique Maia Santos, Natielle Alves Fernandes, Renan Félix Dias, Rodolfo Preisigke Seidler Gaede, Thaís Batista Rocha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).