Estratégias de Intervenção para o Envelhecimento Ativo na Comunidade - Grupo Operativo de Apoio ao Emagrecimento Sustentável e Alimentação Saudável

Autores/as

  • Clarice Lima Alvares da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Kellem Regina Rosendo Vincha Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Maria Cristina de Albuquerque Barbosa Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Arthur Felipe Alves da Silva Souza Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Danielle Floel Fernandes Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Isabela Figueiredo e Souza Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Laiane Mendes de Jesus Metzker Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Luiza Carla Gomes dos Reis Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Raquel Teixeira Vigiani Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Yana Mayra Costa Patrício Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palabras clave:

Alimentação saudável, Envelhecimento, Grupos, Emagrecimento

Resumen

A população idosa no mundo vem crescendo ao longo dos anos e necessita de atenção à ingestão alimentar e estado nutricional, pois é recorrente a presença de alterações físicas e fisiológicas que modificam hábitos alimentares, capacidade de realizar as atividades vitais e capacidade de percepção de fome nesta fase da vida. O objetivo desse projeto é realizar ações educativas coletivas em nutrição como estratégia de prevenção e controle do sobrepeso e obesidade na população adulta e idosa do município de Governador Valadares, Minas Gerais. São beneficiários do projeto indivíduos adultos de 30 a 59 anos e idosos com 60 anos ou mais, participantes de associações de bairro e/ou grupos de terceira idade do município. Como metodologia de ação, a população foi convidada a participar dos grupos por meio das associações de bairro e/ou grupos de terceira idade nas quais os mesmos participavam. Nos primeiros encontros dos grupos são realizadas avaliação do consumo alimentar com auxílio de um questionário de frequência alimentar e questionário de caracterização da alimentação com perguntas acerca da autopercepção da qualidade da alimentação e tipos e número de refeições realizadas, seguidos de 8 encontros quinzenais de intervenção nutricional com base na teoria preconizada por Pichón-Rivière para grupos operativos. Até o presente momento foram realizados 4 grupos operativos atendendo à 82 pessoas, sendo 90,2% (n=74) do sexo feminino, 62,2% (n=51) adultos e 37,8% (n=31) idosos. Quando analisadas as características da alimentação, verificou-se que 34,8% (n=8) dos participantes percebiam a qualidade da alimentação como ruim ou razoável. Em relação ao tipo e número de refeições realizadas diariamente, foi possível verificar que 88,5% (n=69) realizavam café da manhã, 98,7% (n=77) realizavam o almoço e 78,2% (n=61) realizavam o jantar. Quanto às pequenas refeições, o lanche da tarde foi o mais citado, com 80,8% (n=63), seguido por lanche da manhã e ceia com 41% (n=32) e 19,2% (n=15), respectivamente. Verificou-se a frequência semanal mediana de consumo de frutas, verduras e hortaliças igual a 1 vez/semana (variando de 0 a 6 vezes). Os resultados apontam para a necessidade permanente de intervenção coletiva em nutrição, como estratégia de atenção nutricional educativa e intervencionista para prevenção de agravos e promoção da alimentação adequada e saudável nesta faixa etária.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2025-05-20

Cómo citar

SILVA, C. L. A. da .; VINCHA, K. R. R. .; BARBOSA, M. C. de A. .; SOUZA, A. F. A. da S. .; FERNANDES, D. F. .; SOUZA, I. F. e .; METZKER, L. M. de J. .; REIS, L. C. G. dos .; VIGIANI, R. T. .; PATRÍCIO, Y. M. C. . Estratégias de Intervenção para o Envelhecimento Ativo na Comunidade - Grupo Operativo de Apoio ao Emagrecimento Sustentável e Alimentação Saudável. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/48229. Acesso em: 5 dic. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>