UFJF-GV na Rota Cultural
Manifestação da Diversidade Artística e Popular
Palavras-chave:
Cultura, Interdisciplinar, Diálogo, Trocas de saberesResumo
O projeto objetiva a interação e o diálogo entre a universidade e a comunidade local, primando pela valorização dos conhecimentos tradicionais, populares e artísticos. Busca promover a construção de espaços para o aprendizado, as trocas de saberes, a socialização e a manifestação cultural. Numa perspectiva interdisciplinar, os processos de criação, planejamento e execução das ações são conduzidos com base em métodos participativos: i) instalação-artístico-pedagógica; ii) rodas de conversa; iii) troca de saberes; iv) oficinas. Nesta etapa, foram realizadas seis atividades. A primeira foi a oficina para a construção da identidade visual do projeto, ministrada pela profa. Kênia Brant, do Instituto Federal de Minas Gerais/IFMG, campus Governador Valadares. Dela resultou a seleção do desenho que se tornou a marca visual do projeto. Loyse Berto, graduanda do curso de administração, foi a proponente premiada com uma viagem cultural. A segunda constituiu a relocação da instalação artística “Brumas do Vale”, idealizada pela profa. Kênia Brant, e desenvolvida com os estudantes do IFMG/GV, dos 2o anos dos cursos técnicos integrados de Edificações, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho. Buscou sensibilizar, refletir e relembrar as vítimas do crime ambiental cometido pela Vale do Rio Doce, com o desmoronamento da barragem, ocorrido na cidade de Brumadinho. Vinculada a essa exposição, a terceira atividade foi a roda de conversa sobre “Os impactos da mineração no território mineiro”, com as falas dos professores Henrique Queiroz, Fulvio Cupolillo e Osmar Ribeiro. O debate pautou as tragédias: três anos de Mariana, cento e vinte dias de Brumadinho e a iminência de Barão de Cocais. A quarta foi uma roda de conversa direcionada aos alunos do 3o ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Nelson de Sena, tendo como interlocutor Henrique Queiroz, que conduziu a conversa, compartilhando os resultados da sua pesquisa. A quinta integrou ações culturais durante a programação da 7a Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, como visitas guiadas aos patrimônios da cidade e as instalações do Museu Itinerante. Por último, a “Oficina de Fotografia: Técnica, Linguagem e Subjetividade”, ministrada pelo fotógrafo, Ricardo Alves, foi ofertada gratuitamente à comunidade. Contou com um total de 30 pessoas, que aprenderam técnicas de captação de imagens, produção de narrativas e composição de uma exposição fotográfica, com a temática voltada à cultura migratória em Governador Valadares e região.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marília Martins Bandeira, Clara Mockdece Neves, Cristiano Diniz da Silva, Meirele Rodrigues Gonçalves, Raquel Berger Deorce, Schirley Maria Policário, Devani Tomaz Domingues, Ana Maria dos Santos Moreira, Flávia Carvalho dos Santos, Iracema Maria de Lima Martins, Vanessa Gonçalves Medeiros, Vanessa Cristina Estevam Bittencourt, Amanda Souza dos Santos, Éviny Knupp da Silva, Luiz Eduardo Gervásio Armond, Kênia Faria Brant

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).