A Acessibilidade do Outro e o Dever de Todos
Palavras-chave:
Acessibilidade, Inclusão, Educação Inclusiva, DeficiênciaResumo
A inclusão de pessoas com deficiência e a acessibilidade necessária para dar a essa a devida integração na sociedade ainda são questões incipientes no Brasil; além disso a falta do debate e compreensão dessas questões como também a falta de ações voltadas a elas geram problemas relacionados a exclusão e preconceito, visto que com a falta de acessibilidade e a discriminação, as pessoas com deficiência são impedidas de se integrarem socialmente comprometendo a educação e o seu ingresso no mercado de trabalho, afetando também suas atividades de lazer culminando com uma baixa qualidade de vida. Portanto o debate acerca do assunto é essencial o que justifica a realização do Projeto de Extensão “A Acessibilidade do Outro e o Dever de Todos”, cujo objetivo principal é conscientizar e difundir as questões relacionadas a acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência, além de promover ações voltadas a construir uma Universidade e uma Sociedade mais inclusiva. O projeto conta com a parceria do Grupo de Trabalho (GT) Acessibilidade da Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares (UFJF- GV). Dentre as atividades já realizadas no decorrer do presente projeto está a criação de uma página no Instagram® com o intuito de compartilhar informações relevantes sobre o tema; também foi realizada uma reunião com os Diretórios e Centros Acadêmicos com o objetivo de criar estratégias para melhor acolhimento de alunos com deficiência; em Setembro de 2019 ocorreu um debate junto ao projeto de extensão “Cine Acadêmico” com a temática “Direitos das pessoas com deficiência”. Um questionário está sendo aplicado com o intuito de levantar informações sobre como os discentes da UFJF-GV vem, compreendem e lidam com a questão da acessibilidade e inclusão no ensino superior. Em breve serão realizadas apresentações aos docentes da UFJF-GV com algumas estratégias para incluir alunos com deficiência durante as aulas e atividades acadêmicas. Está prevista a realização de três rodas de conversas para debater os resultados do questionário e outras questões relacionadas ao tema acessibilidade e inclusão, e propostas de atividades para despertar nos estudantes a compreensão da importância de mudanças para uma maior inclusão; prevê-se também a realização, durante a Gincana Solidária, de um esporte inclusivo onde todos os ingressantes da UFJF-GV possam participar.
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