Estudos de genotoxicidade in vitro da planta Xylosma ciliatifolia (Clos) Eichler (Salicaceae)
Palavras-chave:
Xylosma ciliatifolia, genotoxicidade, MicronúcleoResumo
A Xylosma ciliatifolia (Clos) Eichler, pertencente à família Salicaceae, é popularmente conhecida como sucará ou espinho-de-judeu. Proveniente de uma árvore semidecídua, de pequeno porte e nativa do Brasil, a mesma vem crescendo em número de estudos acerca de suas atividades antifúngicas e antibacterianas, demonstrando seu potencial farmacológico. Visto isso, o presente estudo tem o objetivo de avaliar sua genotoxicidade por meio de estudos in vitro com extratos da planta em ensaios de micronúcleos. O extrato em uso no trabalho foi proveniente do laboratório de Química da Universidade Federal de Juiz de fora, campus Governador Valadares, sendo apenas preparado nas concentrações desejadas para o estudo. Utilizou-se de cultura de células PBMC, células mononucleares do sangue periférico, onde realizou-se o teste do micronúcleo em 5 concentrações diferentes preparadas do extrato, juntamente com controle positivo e negativo. Não foi possível a observação de resultados até o momento em questão, visto a ocorrência de problemas em técnicas específicas do ensaio. No entanto, ressalta-se a importância desse estudo de genotoxicidade visto o potencial farmacológico da planta em questão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Leonardo Meneghin Mendonça, Anne De Souza Ferreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).