Perfil microbiológico de infecções em hospital de Governador Valadares

Autores

  • Marcelo Nagem Valério de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • João Vitor da Silva Machado Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

Resistência a antibiótico, Infecção, Hospital

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar e caracterizar o perfil microbiológico das infecções comunitárias e hospitalares de um hospital particular na cidade de Governador Valadares. As infecções foram selecionadas em pacientes sem estratificação de raça, sexo, idade, fatores socioeconômicos e comorbidades. Este é um estudo retrospectivo em que foram analisadas 1175 amostras no período de março de 2017 a março de 2019. Considerando-se ambos os tipos de infecções, a principal bactéria encontrada foi Escherichia coli (59%), seguida por Klebsiella pneumoniae (9%) e Staphylococcus aureus (6%). Bacilos Gram-negativos representam 87% da amostragem total, sendo 85,2% na amostragem das infecções comunitárias e 72,5% nas infecções hospitalares. Cocos Gram positivos são 11% total e 8% de origem comunitária e 16% de origem hospitalar. O principal sítio de coleta da amostra foi o urinário (71% de todas as amostras), sendo 71,8% das amostras comunitárias e 25,19% das amostras de origem hospitalar. A principal bactéria isolada no sítio urinário foi a Escherichia coli (76%), seguida por K. pneumoniae e Proteus mirabilis, ambas com 7% cada uma. O perfil de resistência aos antibióticos mais utilizados foi traçado para as amostras. Mais de 70% das
amostras de E. coli são resistentes a ampicilina e quase 100% são sensíveis para ertapenem. Mais de 80% dos isolados de K. pneumoniae são resistentes a ertapenem e quase 100% sensíveis a ampicilina. Esse trabalho demonstrou o perfil microbiológico encontrado em infecções comunitárias e hospitalares bem como o padrão de resistência e susceptibilidade a antimicrobianos para cada uma das bactérias encontradas. Estes resultados podem suportar o estabelecimento de protocolos com condutas direcionadas para o tratamento de infecções conforme o microrganismo identificado e a fonte de isolamento. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-05-20

Como Citar

OLIVEIRA, M. N. V. de .; MACHADO, J. V. da S. . Perfil microbiológico de infecções em hospital de Governador Valadares. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/48109. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)