Isolamento e caracterização de metabólitos secundários das folhas de Xylosma prockia (Turcz.) Turcz. (Salicaceae) e avaliação da atividade antifúngica in vitro frente a linhagens de Cryptococcus sp.

Autores

  • Karen Luise Lang Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Yuri Vial Marques De Assis Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Maiara Rodrigues Salvador Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

Xylosma prockia, antifúngico, Cryptococcus

Resumo

Xylosma prockia (Salicaceae) é uma planta nativa do Brasil, encontrada principalmente no nordeste, sudeste e sul do país 1. Não há relatos sobre o uso medicinal da espécie, assim como estudos químicos e farmacológicos são escassos. Recente estudo realizado no Laboratório de Química de Produtos Naturais e Sintéticos UFJF/GV observou promissora atividade antifúngica para as frações polares das folhas de X. prockia frente a linhagens de Cryptococcus spp. O presente trabalho tem como objetivo o fracionamento e investigação da atividade antifúngica da fração acetato de etila de folhas de X. prockia (SisGEN A66F830). A fração AcOEt foi submetida a sucessivos procedimentos cromatográfico para isolamento dos metabólitos ativos e avaliada quanto à atividade antifúngica, seguindo o protocolo da CLSI (2008). A fraçăo AcOEt inibiu o crescimento de ambas as linhagens de Cryptococcus em oncentrações semelhantes ou até inferiores ao padrão fluconazol, confirmando o potencial da planta na descoberta de novos antifúngicos. Duas substâncias foram isoladas até o momento através de procedimentos cromatográficos e estão em fase de determinação estrutural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-05-20

Como Citar

LANG, K. L. .; ASSIS, Y. V. M. D. .; SALVADOR, M. R. . Isolamento e caracterização de metabólitos secundários das folhas de Xylosma prockia (Turcz.) Turcz. (Salicaceae) e avaliação da atividade antifúngica in vitro frente a linhagens de Cryptococcus sp. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/48072. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)