Levantamento epidemiológico de lesões fundamentais e o impacto no diagnóstico diferencial de variações da normalidade e de patologias bucais

Autores

  • Isadora Luana Flores Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Marjorie Izabella Batista Aguiar Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

Lesões fundamentais, Patologias Orais, Diagnóstico Diferencial

Resumo

A literatura científica ainda é escassa em relação a prevalência de variações da normalidade e patologias bucais sob a ótica da descrição das lesões fundamentais no exercício do diagnóstico diferencial. Diante dessa premissa, o principal objetivo deste estudo foi verificar a prevalência das variações da normalidade e patologias bucais correlacionando com as principais lesões fundamentais descritas e o impacto nas hipóteses de diagnóstico e alcance do diagnóstico final. Para isso, foi realizado um estudo retrospectivo descritivo a partir da análise de 198 prontuários de pacientes atendidos na disciplina de propedêutica clínica do curso de Odontologia da UFJF/GV no período compreendido entre outubro de 2015 e novembro de 2017. Dados como idade, sexo, raça e hábitos nocivos também foram coletados para verificar uma possível correlação com as prevalências obtidas. As variações das normalidades foram encontradas em 81% da amostra sendo a pigmentação melânica racial (21%), os grânulos de Fordyce (21%) e a língua saburrosa (19%) as mais prevalentes. Por sua vez, as patologias bucais mais frequentes foram a linha alba (20%), a hiperplasia fibrosa (7%), a ceratose friccional (7%) e a queilite actínica (7%).A prevalência de lesões fundamentais foi de 85% sendo as manchas (27%), as pápulas (23%), os nódulos (19%) e as placas (17%) as mais frequentemente descritas nos prontuários. As lesões fundamentais mais prevalentes correlacionam-se corretamente com os principais diagnósticos finais alcançados nessa amostra de pacientes. Logo, concluiu-se que a correta descrição das lesões fundamentais é o aspecto clínico crucial para a seleção de hipóteses diagnósticas adequadas sendo determinante no processo diagnóstico tanto de variações da normalidade quanto de patologias bucais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-05-14

Como Citar

FLORES, I. L. . .; AGUIAR, M. I. B. . . Levantamento epidemiológico de lesões fundamentais e o impacto no diagnóstico diferencial de variações da normalidade e de patologias bucais . Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 2, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/48047. Acesso em: 5 dez. 2025.