Ações do Programa PET-Saúde para melhora da adesão das consultas de puericultura na Estratégia de Saúde da Família Azteca de Governador Valadares-MG
Palabras clave:
Puericultura, Questionário, Atenção Básica, Programa de Educação Tutorial, Estratégia Saúde da FamíliaResumen
O presente trabalho tem por objetivo melhorar a adesão das crianças nas consultas
mensais de puericultura, através da conscientização da comunidade, conforme a
percepção do grupo tutorial inserido na Estratégia Saúde da Família Azteca. Na
primeira etapa, elaborou-se um questionário abordando as dificuldades encontradas
quanto ao horário de agenda, o conhecimento a respeito da importância das
consultas, se as informações obtidas foram relevantes. Foi aplicado pelas agentes
comunitárias de saúde durantes as visitas domiciliares em três micro áreas,
sendo que as outras três estavam descobertas. Os participantes foram as mães/
responsáveis por crianças de zero à dois anos de idade. Na segunda etapa, foi feito
a consolidação desse questionário pelas estudantes a fim de identificar o problema
e propor melhorar na prestação do serviço. Com a consolidação do questionário, o
problema foi elencado e priorizado sendo que, de 25 dos 31 entrevistados conhece
o termo puericultura, e 6 não conhecem; 28 dos responsáveis responderam que
levam as crianças às consultas de puericulturas e 3 disseram que não levam.
Quanto às informações obtidas nas consultas de puericultura 26 afirmaram receber
boas informações, e 4 disseram que não recebem informações relevantes. Com
relação às críticas e sugestões, 6 dos entrevistados contribuíram com algumas
observações, sendo estas a respeito do horário, demora em encontrar vaga
para agendamento das consultas de puericultura. Com isso, foi possível iniciar
intervenções como conscientização da equipe quanto a importância da consulta
periódica de puericultura, a flexibilização dos horários disponibilizados para consulta
e a conscientização da comunidade durante as salas de espera. O Programa de
Educação Tutorial permite a inserção dos estudantes aos profissionais da Atenção
Básica acompanhando sua vivência prática na unidade, para melhoria da qualidade do processo de trabalho, atendendo as necessidades de saúde dos usuários, família
e comunidade.
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Derechos de autor 2025 Rodrigo Furtado de Carvalho, Pollyana Costa Cardoso Cardoso, Carmem Silvia Rodrigues Portes, Elis da Cunha Viana Aleixo, Yara Messner Gomes, Leticia de Souza Coelho

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