Criação, design e divulgação do campus

Autores

  • Ivan Bretas Vasconcelos Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Aline Cristina Souza Soares Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Luiz Eduardo Gomes Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Pedro Augusto Amorim Drumond Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

Criação, Design, Publicidade, Comunicação, Divulgação

Resumo

O campus avançado de Governador Valadares possui uma demanda intensa
e constante de divulgação. A área de Publicidade e Divulgação do setor de
Comunicação, Cultura e Eventos atende a demandas da Direção-geral, do Instituto
de Ciências da Vida e do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas. Além disso, são
executados pedidos de criação para divulgação de projetos, eventos e iniciativas
diversas oriundas dos 11 departamentos e de dezenas de projetos de extensão,

pesquisa e outros empreendimentos essenciais à vivência acadêmica da UFJF-
GV e fundamentais aos objetivos da divulgação científica e da consolidação da

instituição perante seus públicos. Ao mesmo tempo, a comunicação tem assumido
papel cada vez mais importante em todas as áreas. Para o bolsista do projeto de
TP, o treinamento representa um espaço único de aprendizado e conhecimento
técnico que poderá auxiliá-lo em sua vida profissional. Rocha (2010) afirma que
o publicitário é um bricoleur por excelência, por lidar com uma diversidade de
temas, assuntos e demandas distintas. O profissional desenvolve, no seu trabalho,
a capacidade de se apropriar de pequenos pedaços de outros saberes na premissa
de que tudo é aproveitável, trabalhando a melhor forma de inserir cada contribuição
na atividade desenvolvida. A formação dos bolsistas, seja ele da área da Saúde ou
das Sociais Aplicadas, amplia-se de sobremaneira justamente por lidar, na prática,
com toda essa diversidade de dados e informações. Tal perspectiva, aliada aos
objetivos da comunicação pública, institucional e inserida em uma universidade
pública, representa um campo aberto e riquíssimo de formação ao discente,
seja no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação. No âmbito do projeto,
são executadas diversas atividades como planejamento, criação e execução de
campanhas publicitárias institucionais e de divulgação de eventos, projetos, cursos
de extensão, entre outras iniciativas do Campus GV. Como objetivos, destacam-se
a contribuição nas ações de divulgação da UFJF em Governador Valadares com a
contrapartida de aperfeiçoar os conhecimentos de criação, design, comunicação e
divulgação institucional dentro da criação publicitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-05-20

Como Citar

VASCONCELOS, I. B. .; SOARES, A. C. S. .; OLIVEIRA, L. E. G. .; DRUMOND, P. A. A. . Criação, design e divulgação do campus. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/47864. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)