Monitoria de Periodontia
Importância na formação acadêmica do aluno monitor
Palabras clave:
Doenças periodontais, Desbridamento periodontal, Habilidades sociais, Planejamento em saúdeResumen
A monitoria de Periodontia foi realizada nas disciplinas de periodontia I e periodontia
II, durante 12 horas semanais, em ambos os semestres de 2019.Os alunos monitores
realizaram orientações supervisionadas pelos docentes nas atividades clínicas
e laboratoriais, envolvendo auxílio/orientação quanto a utilização correta dos
instrumentais, preenchimento das fichas dos pacientes, supervisão dos alunos quanto
ao uso de equipamento de proteção individual (EPI) e assepsia do ambiente de trabalho,
apoio no preparo de modelos em gesso para atividades práticas laboratoriais, digitação
dos periogramas realizados nas disciplinas, entre outras.A interação dos monitores
com os alunos envolveram as atividades práticas, durante o curso da disciplina, bem
como orientações extraclasse, atuando como um mediador entre aluno-professor. No
ano de 2019 iniciou-se um novo projeto baseado em metodologia ativa na disciplina
de periodontia I onde o aluno monitor teve a experiência de avaliar as apresentações
dos discentes e emitir conceitos, atuando de forma similar ao professor. Participar do
“Periogame” proporcionou aos monitores e aos discentes novos saberes por colocar
os alunos como os principais agentes de seu aprendizado, estimulando o senso crítico
e reflexivo, incentivados pelos professores que conduziram a atividade. Conclui-se
que o programa de monitoria em periodontia, além de proporcionara os monitores um
campo de visão mais amplo, contribui para o aprimoramento de seus conhecimentos
e desenvolvimento de suas habilidades práticas\clínicas.Adicionalmente, permite aos
ingressados descobrir o interesse pela vocação docente e despertar o interesse para
outras experiências acadêmicas como as iniciações científicas. Nessa perspectiva,
o conhecimento recebido e as experiências vividas entre o professor e aluno monitor
contribuem para um aprendizado que vai além dos conhecimentos científicos e
acadêmicos, mas que envolve também o crescimento pessoal e das interrelações
sociais com influencia positiva na futura vida profissional dos alunos monitores.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Fernanda de Oliveira Bello Corrêa, Ana Emília Farias Pontes, Cleverton Corrêa Rabelo, Braion Starly Ferreira dos Santos, Letícia Marinho dos Santos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).