Projeto de Monitoria Disciplina
Matemática Aplicada à Saúde
Palavras-chave:
Monitoria, Matemática Aplicada, Farmácia, Estratégias PedagógicasResumo
Este projeto tem por objetivo auxiliar os alunos que estão com dificuldades de acompanhamento na disciplina Matemática Aplicada à Saúde e contribuir para que tenham
um melhor desempenho no processo de aprendizagem. Os estudantes recém ingressados no curso de Farmácia têm apresentado relativa dificuldade para acompanhamento
dos conteúdos tratados nesta disciplina, devido a uma falta de base teórica frequentemente observada. Contudo, a disciplina citada é de fundamental importância para os
alunos, pois, serve de base para o decorrer dos estudos em seu curso, visto que outras
disciplinas utilizarão os conhecimentos matemáticos adquiridos, além de uma melhor
capacitação profissional. Desta forma o auxílio dos monitores é fundamental durante
esse processo. O desenvolvimento do projeto tem como metodologia o auxílio direto
aos estudantes através de acompanhamento na biblioteca da universidade ou em salas
de aula previamente reservadas quando há um número maior de discentes presentes.
Também são empregadas apostilas complementares que abordam temas básicos da
disciplina para fortalecer e relembrar o conteúdo visto no Ensino Médio e programas de
visualização gráfica, para facilitar o entendimento. Além disso, adota-se a discussão e
o sanamento de dúvidas por meio das redes sociais como, por exemplo, um grupo no
WhatsApp contendo os alunos e os monitores. Há também, a contribuição dos monitores para o planejamento e elaboração de materiais para a realização de aulas com diferentes didáticas propostas pelo professor. O curso de Matemática oferecido pelo departamento de Farmácia do nosso Campus, tem como característica principal, aplicações
dos temas discutidos em assuntos correlacionados a área de atuação do farmacêutico,
sendo assim, as contribuições dos monitores na elaboração das estratégias didático-
-pedagógicas são muito importantes. Com isso, tem-se notado resultados expressivos
a partir da atuação do projeto, tendo os discentes da disciplina com um melhor desempenho nas avaliações, tendo por consequência, um aumento significativo no número de
aprovações, a citar, o primeiro semestre de 2019, onde foram obtidos índices muito satisfatórios. Por fim, este projeto além de auxiliar os alunos que estão com dificuldades
de acompanhamento nas disciplinas, também oferece oportunidades aos alunos que se
destacam na disciplina e que se interessam na execução da monitoria despertando a
vocação para a carreira docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Wesley William Gonçalves Nascimento, Júlia Almeida Nunes, Bruno Patrick Albino de Carvalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).