Monitoria da disciplina de Fisioterapia em Pediatria

Autores/as

  • Larissa Carvalhaes de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Jhéssica Ferreira Alves Vilela Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Laura Bianca Dorásio da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palabras clave:

Pediatria, Monitor, Discentes, Aprendizado

Resumen

Introdução: Ofertada aos discentes do sétimo período do curso de Fisioterapia
da UFJF/GV, a disciplina de fisioterapia em pediatria busca proporcionar a esses
alunos, o conhecimento e a vivencia sobre a atuação do fisioterapeuta nas principais
disfunções neurológicas e musculoesqueléticas que afetam crianças de 0 a 12
anos de idade. Aborda também a aplicação de métodos, técnicas e instrumentos
de avaliação, descrição dos equipamentos auxiliadores de função e a aplicação
dos principais tratamentos fisioterapêuticos nas disfunções pediátricas, baseada
num raciocínio clinico construído ao longo da disciplina. Objetivo: Os principais
objetivos dos monitores na presente disciplina é auxiliar o docente orientador na
condução das aulas práticas com os discentes, possibilitar uma boa interação
entre monitores, orientador e alunos, despertar no aluno a vocação para carreira
docente, colaborar com o docente orientador para sanar as principais dúvidas dos
alunos, aprofundar conhecimentos teóricos e práticos na disciplina. Metodologia:
Para que se possa alcançar os objetivos propostos, é necessário que os monitores
participem ativamente das aulas teóricas e práticas, e da elaboração de trabalhos
avaliativos, provas e demais atividades. Precisam disponibilizar uma carga horária
adequada para sanar as possíveis dúvidas dos discentes e além disso, ministrar
aulas. Todas essas atividades são supervisionadas pelo professor orientador
da disciplina, para trazer mais segurança ao monitor e crescimento profissional.
Resultados: Com a presença do monitor, o dinamismo e a participação dos discentes
nas aulas aumentam, eles conseguem ter um acesso mais rápido para possíveis
esclarecimentos do conteúdo pertinente a aula e com isso, o seu rendimento
acadêmico tende a melhorar. Importância para a formação acadêmica: Para o
discente, a monitoria é de extrema importância em razão de permitir a associação
entre o ensino e aprendizado, contribuindo para a qualificação da formação
profissional ao permitir vivência de práticas da carreira acadêmica, exigindo do
monitor uma responsabilidade, concentração, domínio de conteúdo e boa relação
interprofissional.

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Publicado

2025-05-20

Cómo citar

OLIVEIRA, L. C. de .; VILELA, J. F. A. .; SILVA, L. B. D. da. Monitoria da disciplina de Fisioterapia em Pediatria. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/47830. Acesso em: 5 dic. 2025.