Monitoria da disciplina Basquetebol do curso de Educação Física – UFJF/GV

Autores

  • Danilo Reis Coimbra Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Beatriz Magalhães Pereira Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Lucas Duarte Medeiros Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

Basquetebol, Monitoria, Educação Física

Resumo

Introdução: O Basquetebol é uma modalidade coletiva na qual o objetivo é introduzir
uma bola no cesto da equipe adversária, sendo declarado vencedora a equipe que
fizer a maior pontuação. Machado; Galatti e Paes (2014) afirmam que o esporte é um
fenômeno sociocultural de natureza educacional, característica que é evidenciada
quando a prática esportiva recebe um tratamento pedagógico adequado, podendo
contribuir de maneira significativa para a formação cidadã. Atualmente o Basquete
é dividido em duas maneiras distintas de ser jogado, o tradicional (5x5) e o 3x3, que
terá sua estréia como modalidade olímpica em Tóquio 2020. A forma tradicional é
disputada desde 1936 em Berlim. Objetivo: Proporcionar a participação em projeto
acadêmico de ensino; Auxiliar na orientação dos discentes em seus estudos e
realização de trabalhos da disciplina; colaborar com a preparação do material
didático-pedagógico; conduzir plantões de dúvida sobre conteúdo. Metodologia: A
monitoria teve seu início em março de 2018, e possui convênio com a Sociedade

Recreativa Filadélfia onde acontecem as aulas práticas da disciplina às quintas-
feiras, de 8H às 10H. O monitor tem como atividade pratica: auxílio ao docente

para elaboração das aulas, organização dos materiais e quadra e participação
ativa dentro das atividades propostas. Além disso, o monitor se dispõe uma vez
por semana (quinta-feira), de 13H às 15H na UNIPAC para receber os alunos da
disciplina que desejam sanar suas possíveis dúvidas referente ao conteúdo da
mesma. Resultados: A participação do discente no projeto de monitoria permitiu
um campo de atuação voltado para o estímulo à docência e de atuação no campo
de trabalho prático do basquete. Vale ressaltar também, como ponto positivo,
a participação de um discente nas atividades, haja vista que isso se torna um

facilitador de comunicação entre os demais discentes da turma. Por fim, espera-
se que esta monitoria permaneça ativa devido a sua importância, oferecendo os

auxílios necessários aos discentes e ao docente da disciplina Basquetebol do curso
de Educação Física da UFJF/GV.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-05-20

Como Citar

COIMBRA, D. R. .; PEREIRA, B. M. .; MEDEIROS, L. D. . Monitoria da disciplina Basquetebol do curso de Educação Física – UFJF/GV. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/47829. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)