Relato de experiência de monitoria na disciplina Fundamentos da Ginástica II – Ginástica Artística

Autores

  • Clara Mockdece Neves Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Thayla Vieira da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Cleonaldo Gonçalves Santos Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

Ginástica artística, Experiência docente, Esporte de alto rendimento, Monitoria

Resumo

Objetivo: A monitoria tem por objetivo auxiliar, orientar e esclarecer dúvidas dos
alunos, dando suporte durante os estudos e as tarefas teórico-práticas. Além de
preparar o discente para a prática docente e promover a cooperação entre discentes
e docentes, estimulando a troca de conhecimentos. Metodologia: No início de cada
semestre, foi realizada a apresentação dos monitores às turmas e estabelecido
as formas de contato. Os monitores disponibilizaram horários para o atendimento
presencial aos alunos semanalmente. Além disso, cada monitor escolheu um tema
da disciplina para ministrar uma aula teórica, sob supervisão da orientadora. Foram
traçadas estratégias para aproximação dos monitores à modalidade da ginástica
artística. Resultados alcançados: Durante todo período da monitoria, os monitores
mantiveram e promoveram a cooperação entre discentes e docente e dentre atividades
desenvolvidas destacam-se: plantão de dúvidas, estudo dirigido pré-avaliação e auxílio
na elaboração de trabalhos práticos. Os monitores puderam experienciar a atividade
docente ministrando aulas com a supervisão da professora nos temas: “Argolas” e
“Trave de equilíbrio” (2019/1) e “Salto sobre a mesa” e “Cavalo com alças” (2019/3),
temas estes escolhidos pelos próprios monitores. Como estratégia para aproximação
dos monitores à modalidade da ginástica artística, foi realizada uma visita técnica ao
“Centro de Treinamento de Ginástica Artística - Time Brasil” e “Campeonato Brasileiro
Caixa de Ginástica Artística” (Rio de Janeiro). Por fim, os monitores finalizaram
recentemente o curso de Iniciação Esportiva e Valores Olímpicos na modalidade
“Ginástica Artística”, do Instituto Olímpico Brasileiro, oferecido pelo Comitê Olímpico
Brasileiro. Importância para a formação discente: A monitoria proporcionou o ensino
da Ginástica Artística na graduação em Educação Física através dessas aulas
teórico-práticas, além da aproximação dos discentes com a modalidades através de
atividades extras. Esta vivência foi considerada pelos monitores de caráter ímpar e de
grande contribuição para a formação acadêmica e profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-05-20

Como Citar

NEVES, C. M. .; SILVA, T. V. da .; SANTOS, C. G. . Relato de experiência de monitoria na disciplina Fundamentos da Ginástica II – Ginástica Artística. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/47824. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)