Capacitação para elaboração e aplicação de instrumento para avaliação do consumo alimentar de idosos
Palabras clave:
Consumo alimentar, Hábito alimentar, Avaliação nutricionalResumen
O crescimento da população idosa no Brasil e no mundo traz consigo uma nova demanda para o profissional de saúde, tendo em vista que as características socioculturais e de saúde geram necessidades diferentes para o diagnóstico e prescrição da intervenção. Especificamente no campo da prática clínica em nutrição, a avaliação do consumo alimentar é realizada com a finalidade de fornecer subsídios para o desenvolvimento e implantação de planos nutricionais, sendo esta etapa essencial para o sucesso da intervenção. O Questionário de Frequência de Consumo Alimentar (QFA) é o principal instrumento utilizado para avaliação do consumo alimentar em idosos. O mesmo permite verificar a frequência de consumo de alimentos e detectar erros qualitativos existentes na alimentação, bem como estudar a possível relação entre estado nutricional, condições de saúde e hábitos alimentares. Trata-se de um instrumento considerado adequado para retratar a dieta habitual, detectando características do consumo (fatores nutricionais da dieta e tipos de alimentos consumidos) em longo prazo. Consiste de uma lista de alimentos/preparações previamente definida, onde o entrevistado indica a frequência do consumo de um determinado período de tempo (últimos 3 meses, 6 meses ou ano). A recomendação técnico-científica orienta para elaboração de instrumento com lista de alimentos que verdadeiramente represente o habito alimentar da comunidade ou a utilização de um instrumento previamente validado para a população, sendo esta última condição fato raro no nosso país. Diante do exposto, a presente proposta de Treinamento Profissional visou a capacitação do aluno para o trabalho com • QFA em sua totalidade, partindo de sua elaboração até sua validação para aplicação. O projeto foi organizado em etapas. Iniciou-se com a pesquisa de alimentos e do Guia Alimentar para a população Brasileira, 2014, segundo nível de processamento. Em um segundo momento foi elaborada pela equipe uma lista de diferentes alimentos para cada grupo alimentar, sendo os mesmos separados segundo seu nível de processamento. O instrumento QFA foi então elaborado com 33 itens e 12 opções de frequência de consumo. Finalizada a construção do instrumento o mesmo foi entregue para avaliação de um especialista, que retornou com suas contribuições. As etapas futuras incluem a aplicação do questionário na população adulta e idosa, com validação do instrumento. Com o desenvolvimento do presente projeto espera-se contribuir para a formação de profissionais nutricionistas habilitados para avaliação do consumo alimentar de idosos, com a capacidade de realizar análises críticas do perfil alimentar deste grupo populacional.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Clarice Lima Alvares da Silva, Bianca Bastos Lima, Thainá Richelli Oliveira Resende, Ana Paula Farias de Souza, Heliakym Almeida Ferreiras, Isabella Amorim de Oliveira, Karen Rocha Santos, Midiã Weberling Silva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).