Integrando saberes

proposta de reflexão, qualificação e construção de uma disciplina interdisciplinar para os cursos da área da saúde de uma universidade pública de Minas Gerais

Autores

  • Loraine Luzia Aparecido de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Ananda Carvalho Martins Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Roberta Pamplona Frade Madeira Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Lélia Cápua Nunes Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

Relações interprofissionais, Docentes, Educação em saúde

Resumo

A educação interprofissional ocorre quando estudantes de duas ou mais profissões adquirem conhecimentos e competências de forma interativa, sobre os outros, com os outros e entre si, o que contribui para a prática colaborativa. Objetivo: Analisar a percepção de docentes sobre educação interprofissional e conduzir uma capacitação para construção de uma disciplina integradora. Metodologia: Foi realizado um grupo focal com docentes dos cursos de Medicina, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia, versando sobre "Educação interprofissional". Os resultados foram analisados por análise de conteúdo. Em seguida, foi realizada uma capacitação, com metodologia ativa, para 16 docentes dos cursos supracitados, sobre as temáticas: trabalho em equipe, construção de currículo, metodologias ativas, avaliação do estudante e construção da disciplina integradora. Resultados: O grupo focal evidenciou que os docentes não vivenciaram a educação profissional na graduação e tiveram algumas experiências multiprofissionais na prática profissional. A maioria considera imprescindível a implantação da educação interprofissional na universidade. Os desafios citados para este fim foram os currículos ainda em formato tradicional e o pouco contato dos docentes com a educação interprofissional. No curso presencial a participação dos docentes foi de 94%. A maioria deles (60%) concordou fortemente que se sentiram mais preparados para inovar nas respectivas práticas docentes e 80% relatou que o conhecimento sobre estratégias educacionais foi ampliado. Foram apontadas como potencialidades: o conhecimento adquirido, o trabalho em equipe interprofissional e o uso de metodologias ativas. Conclusão: Os docentes consideram relevante implantar estratégias de educação interprofissional a implantação de estratégias de educação interprofissional como relevante, porém, não se sentem preparados para este fim. A capacitação possibilitou a sensibilização para a mudança da prática docente e induziu processos de mudança. Ademais, permitiu concluir que é necessário maior apoio institucional para atividades permanentes de desenvolvimento docente e de trabalho colaborativo para implantação de estratégias de ensino e aperfeiçoamento dos currículos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-02-18

Como Citar

OLIVEIRA, L. L. A. de . .; MARTINS, A. C. . .; MADEIRA, R. P. F. . .; NUNES, L. C. . . Integrando saberes: proposta de reflexão, qualificação e construção de uma disciplina interdisciplinar para os cursos da área da saúde de uma universidade pública de Minas Gerais. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 1, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/46999. Acesso em: 5 dez. 2025.