Saúde dos povos indígenas dos vales do Mucuri e do rio Doce, em Minas Gerais
uma aproximação para compreendê-la
Palavras-chave:
Políticas de saúde, Povos indígenas, Trabalhadores da saúde indígenaResumo
A pesquisa é fruto discussões do Núcleo Transdisciplinar de Estudos Indígenas (NUTEI) e da Conferência Indigenista (etapas local, e regional) sobre a situação dos povos indígenas. Teve como objetivos, diagnosticar qual é o papel do Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena (DSEI) regional ES e MG, na efetivação da política de saúde para os povos indígenas dos Vales do Mucuri e do Rio Doce/MG, identificar os profissionais que trabalham na saúde indígena no DSEl, e reconhecer as especificidades dos povos que esse DSEl assiste. Nesse sentido, buscou compreender os elementos constitutivos da saúde desses povos, por meio dos profissionais de saúde que atuam nessa área. A pesquisa teve abordagem qualitativa, trabalhou com o universo dos significados, aspirações, crenças, valores e atitudes. A metodologia utilizada foram entrevistas abertas com os gestores do DSEl, e os grupos focais com os profissionais de saúde desse local. As entrevistas e grupos focais foram gravados, posteriormente transcritos e analisados e discuti-dos. As análises dos depoimentos colhidos revelaram que a maioria dos entrevistados conhecem as categorias "política indigenista" e "saúde indígena". Todavia, para que ocorra a materialização destas no cotidiano do DSEl, torna-se de necessário, o rompimento com as práticas etnocêntricas, visando ao reconhecimento e ao respeito às questões dos povos indígenas, tal como concebida, praticada e demandada por esses povos. Para tanto, é necessária a ampliação dos espaços de diálo-gos, nos quais ocorra uma maior participação dos profissionais da saúde indigena e dos povos indígenas, visando ao empoderamento desses atores sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Letycio do Nascimento Teles, Patricia Aparecida Baumgratz De Paula

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).